Férias De Natal Divertidas Para Os Mais Pequenos

As férias de Natal estão mesmo, mesmo a chegar, e durante a quadra é preciso entreter os mais pequenos, veja aqui algumas atividades pensadas e preparadas para as nossas crianças.

Começamos no Centro, no Museu da Vista Alegre, que preparou um conjunto de oficinas criativas para as férias do Natal para adultos e crianças, onde vai ser possível realizar peças para presentes.

No dia 16 de dezembro, das 10h00 às 13h00, na Oficina de Olaria, os participantes podem experimentar as técnicas de conformação por via líquida recorrendo a moldes em gesso e montando uma peça com vários elementos decorativos, através de técnicas de colagem. No final o participante levará para casa o objeto que produziu em cru. A inscrição nesta oficina tem um custo de 10 euros.

De 18 a 22 de dezembro, as oficinas “Feito por Si”, que se realizam das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, dão a oportunidade única de pôr “as mãos na porcelana” e experimentar a pintura de com tintas acrílicas ou cerâmicas, assim como a modelação de pasta de porcelana. Os valores variam dependendo de se os participantes escolherem a pintura com tintas acrílicas (a partir de 8 euros a peça) ou com tintas cerâmicas (a partir de 11 euros a peça).

“Artes na Fábrica – Porcelana ao Vento decorre também entre 18 e 22 de dezembro, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, é uma oficina onde os participantes vão aproveitar peças Vista Alegre para montar e decorar um espanta-espíritos, pondo a porcelana a tilintar. A inscrição tem o valor de 6 euros.

Em Lisboa, de 18 a 29 de dezembro, o Jardim Zoológico realiza várias actividades lúdico-didáticas dirigidas a crianças e jovens, dos 3 aos 16 anos, no meio dos animais.

“Aqui não há sereias”, “Do Gato ao Tigre” e “Eu como, tu comes, ele come” são algumas das temáticas oferecidas aos pequenos exploradores, dos 3 aos 5 anos, nos Ateliers de Férias do Zoo, que lhes possibilitam conhecer mais de perto algumas espécies, fazer verdadeiras obras de arte com diversos materiais reciclados, ouvir histórias fascinantes e participar em actividades de enriquecimento ambiental.

Já os mais crescidos, dos 6 aos 16 anos, vão ter a oportunidade de visitar os bastidores do Zoo, esclarecer todas as suas dúvidas com os tratadores, envolver-se nos inúmeros jogos de conservação de espécies e divertir-se com as gincanas, debates, peddy-papers e jogos de quebra-gelo disponíveis no ATL do Zoo.

O ATL do Zoo funciona entre as 9h00 e as 18h00, e de de 18 a 29 de dezembro vai poder escolher entre  um turno de 5 dias, um turno de 4 dias ou Dias Temáticos. O ponto de encontro com a Equipa de Animação é efectuado diariamente, no Restaurante Savanna, no início do dia, das 8h45 às 9h15, e no final do dia, das 17h45 às 18h15.

As inscrições custam para 5 dias 190 euros, 154 euros para 4 dias e só um Dia Temático (disponível apenas para os Ateliers do Zoo) 43 euros.  Os preços incluem entrada no parque, programa educativo e de animação, acompanhamento técnico permanente, alimentação (almoço e lanche diário), material necessário às diversas actividades, acesso a espaços, eventos e equipamentos previstos em cada programa, reportagem fotográfica do programa em plataforma online, e seguro de acidentes pessoais.

Já o Oceanário de Lisboa propõe Férias Debaixo de Água, de 18 de dezembro a 2 de janeiro. O programa inclui cinco dias temáticos com atividades divertidas para os “marujos-aprendizes” ficarem a conhecer melhor os habitantes do oceano e a importância da conservação dos ecossistemas marinhos.

Das 8h30 às 18h30, as crianças, dos 4 aos 12 anos, vão poder realizar atividades hands on, visitas às exposições, artes plásticas e expressão dramática. Os “investigadores marinhos” aventuram-se a explorar o fundo do mar, a sentir o frio junto dos pinguins, a mergulhar em florestas encantadas e a conhecer dragões, unicórnios e donzelas. Para além disso, vão compreender que o “grande azul” é essencial à vida e ao equilíbrio do planeta, conhecer inúmeras espécies marinhas e descobrir os mistérios escondidos do oceano.

Na noite de 29 de dezembro os mais destemidos podem passar a noite no Oceanário, “Dormindo com os Tubarões”. Durante esta experiência as crianças vão aprender tudo sobre estes míticos predadores, conhecer as diferentes espécies, como vivem, como se reproduzem e se alimentam. A atividade é para crianças dos 4 aos 12 anos, e o preço de inscrição é de 40 euros por dia, por participante; 150 euros pacote de 4 dias consecutivos; 180 euros pacote de 5 dias consecutivos (Inclui entradas nas exposições do Oceanário, atividades, materiais, almoço, lanche, seguro e uma lembrança – não acumula com outras promoções ou descontos).

Programa:

Segunda-feira – Uma odisseia natalícia
Terça-feira – Uma pequena grande festa em família
Quarta-feira – Já cheira a Natal
Quinta-feira – Uma maré de presentes
Sexta-feira – Os heróis do Natal

E ainda na zona oriental de Lisboa, o Pavilhão do Conhecimento propõe umas férias divertidas na companhia dos Angry Birds.

Nestas férias as crianças irão escolher o seu bando e juntar-se ao Red, Bomb e Matilda numa aventura científica memorável no Pavilhão do Conhecimento. Vão aprender mais sobre as aves – onde vivem, de que se alimentam, como comunicam ou como aprendem a voar -, perceber o que as distingue das restantes famílias e ajudá-las a encontrar um abrigo. Das fragatas aos tucanos, das águias aos colibris, irão comparar as diferentes envergaduras de asas e descobrir como estas influenciam o voo. E será que há na Natureza aves que serviram de inspiração aos Angry Birds?

Os pássaros mais furiosos do planeta vão ajudar os pequenos exploradores a construir o mais veloz dos trenós fazendo uso das leis da Física, enquanto a Robótica e a Engenharia serão aliadas de peso na luta contra os porcos verdes. No Laboratório escondem-se os segredos do voo e na Cozinha é um Laboratório o menu inclui ovos confeccionados com a ajuda da gastronomia molecular.

O programa destina-se a crianças dos 5 aos 12 anos, e funciona das 9h00 às 18h00 (as crianças são recebidas a partir das 8h30).

As inscrições podem ser feitas através do telefone 21 891 71 04/66 ou pelo email reservas@pavconhecimento.pt e custam 1 dia – 40 euros; 1 semana (5 dias) – 160 euros; e 1 semana (4 dias) – 140 euros.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.