Férias De Natal Divertidas E Educativas: Atividades Para Os Mais Novos

As Férias de Natal estão à porta e com elas a já problemática questão de: “O que fazer com as crianças durante cerca de duas semanas, o dia inteiro?”. O C&H foi pesquisar e deixa-lhe aqui algumas dicas: Ateliers, Oficinas, Atividades, Férias Desportivas, Ecoférias, Natal no Teatro e outras propostas que os seus filhos vão adorar! Propostas que superam o “ter de os manter ocupados” e vão de encontro aos hobbies dos seus filhos, para umas férias divertidas e educativas.

Da Rumos – Férias de Natal Tech. Ateliers de Robótica, Videojogos, Youtube, Banda Desenhada, Fotografia e Programação. Para jovens dos 7 aos 16 anos, os ateliers ensinam técnicas de fotografia digital, construir e programar um robot, criar os próprios videojogos e lançar um canal no Youtube. No Porto e Lisboa. Entre 17 e 21 de dezembro e 26 e 28 de dezembro. Das 9h00 às 18h00. Mais informações aqui.

Ainda no campo da tecnologia e das ciências, a Science4You, apresenta Campos de Férias de Natal Científicos. Para jovens dos 6 aos 13 anos, com investigação científica, bolas de sabão gigantes, caça à ciência e à química, sabonetes coloridos e muitas outras atividades. Nas Pousadas da Juventude no Porto e no Parque das Nações, em Lisboa. De 17 a 28 de dezembro. Das 8h00 às 18h30. Mais informações aqui.

A Science4You apresenta ainda um programa no Museu Cosme Damião, que para além das experiências científicas, oferece ainda atividades de jogos tradicionais, brincadeiras na piscina, aulas de ginástica e visita ao estádio, entre outras. No Museu do Benfica Cosme Damião, Lisboa. De 17 a 28 de dezembro. Das 8h00 às 18h30. 

Das ciências para a biologia e meio-ambiente, o Zoo de Lisboa abre portas para um ATL no Zoo Especial Natal, com encontros com tratadores, oferecendo uma oportunidade para se aproximarem de algumas espécies e contribuir para a transformação do Planeta. O programa inclui tratamento informativo, bem como jogos didáticos, caças ao tesouro, entre outras atividades. Para jovens dos 6 aos 16 anos. No Jardim Zoológico de Lisboa, de 17 a 31 de dezembro, das 9h15 às 18h15. Mais informações aqui.

E, por falar em Zoos, O Jardim Zoológico de Santos Inácio apresenta a proposta Natal é No Zoo, um verdadeiro campo de Férias na Selva, onde os jovens, dos 6 aos 13 anos, poderão aprender mais sobre o mundo animal e acompanhar o dia-a-dia dos tratadores e veterinários do Zoo. No Jardim Zoológico de Santo Inácio, em Vila Nova de Gaia. De 17 a 21 de dezembro, das 8h30 às 19h00. Mais informações aqui.

Ainda no meio-ambiente, A Câmara Municipal de Sesimbra propõe Ecoférias de Natal, no Parque Ecológico da Várzea. Um programa de atividades, ligado à natureza, com sementeira, volteio a cavalo, plantação de árvores e trabalhos de estufa. Para jovens dos 6 aos 14 anos. No Parque Ecológico da Várzea, Quinta do Conde. De 8 a 20 de dezembro, de segunda a quarta-feira. Das 10h00 às 13h00. Mais informações aqui.

Da natureza para os Museus, começamos com o Museu Nacional de Arte Antiga, que propõe Oficinas de Natal, para crianças dos 7 aos 12 anos, com a oficina O Livro Tripartido, nos dias 18 e 19 de dezembro e a oficina Tecer o Museu, nos dias 20 e 21 de dezembro. No Museu Nacional de Arte Antiga, de 18 a 21 de dezembro, das 10h00 às 17h00. Mais informações aqui.

Em Belém, o Museu da Presidência da República promove um programa de animação de férias de natal muito especial com Uma Aventura de Natal no Palácio de Belém, de 17 a 21 de dezembro. Das 9h00 às 17h00.

Para crianças dos 8 aos 12 anos de idade, o programa possibilita aos mais jovens viver 5 dias de animação com cheirinho a natal. Os jovens poderão explorar o Jardim Botânico Tropical e os jardins do Palácio de Belém, descobrir o que a bandeira nacional esconde, desvendar os segredos dos arquivos dos Presidentes da República ou conhecer os guardiões do Palácio de Belém.  As crianças participarão nas oficinas Se as Plantas Falassem, Retratar um Presidente, Como se Faz uma Bandeira, Memórias com Histórias, O teu Saco é uma Estampa, Guardiões do Palácio, O Natal no Palácio e Natal dos sentidos. O preço do programa é de 65 euros e requer inscrição prévia. Informações adicionais aqui.

Também o Museu da Carris propõe Oficinas de Natal, para jovens dos 5 aos 8 anos, com atividades plásticas, jogos, desafios e pinturas faciais. O programa inclui construção de máscaras, um postal para os meus avôs, caça ao tesouro, corrida de cestos, entre outras atividades. A inscrição pode ser diária. No Museu da Carris, de 17 a 21 de dezembro, das 9h30 às 17h30. Mais informações aqui.

O Museu das Crianças convida a um lanche natalício, com chegada do Pai Natal, com a nova exposição interativa A Minha Aventura pela História de Portugal como pano de fundo. As crianças farão uma viagem épica acompanhadas das personagens fundamentais da nossa História, como o Dom Afonso Henriques e a Padeira de Aljubarrota. O Museu das Crianças propõe ainda, para oferta aos mais jovens, um Vale Aventura Épica, para que possam participar num dia mágico no Museu.

O Oceanário abre portas, de 17 de dezembro a 2 de janeiro, com atividades para crianças, dos 4 aos 12 anos, com Férias Debaixo de Água. Cinco dias temáticos, com observação de animais, artes plásticas e dramáticas, investigação e outras atividades, sempre no sentido de promover a conservação da natureza. Ondas de Natal, App de Natal, Natal da Cor do Mar, Plasticologia de Natal e Febre de Natal são os temas propostos para cada um dos dias de semana. As atividades decorrem, de segunda a sexta, das 8h30 às 18h00 e requerem inscrição prévia.

Os participantes das férias de Natal no Oceanário poderão ainda, nos dias 21 e 28 de dezembro, inscreverem-se na atividade “Dormindo com os Tubarões”, uma experiência única para crianças a partir dos 6 anos.

O Museu Benfica – Cosme Damião abre portas a pais e filhos, no dia 16 de dezembro, pelas 10h30, para uma Oficina Criativa para famílias!

A Oficina criativa Imaginar a Vermelho e Branco promove a criação de decorações natalícias, reforçando laços familiares, num momento de partilha e diversão. O que é que o Benfica e o Natal têm em comum? A magia, a “mística” e… as cores! Em família, exploramos o Museu e criamos decorações natalícias. Vamos dar asas à imaginação! Para famílias com crianças dos 6 aos 12 anos, a oficina tem a duração prevista de 2 horas e carece de marcação prévia obrigatória.

Dos museus para a música, o Conservatório de Música de Sintra apresenta Férias com Música no Natal, para crianças dos 6 aos 10 anos, com possibilidade de frequência da parte da manhã ou todo o dia. Uma abordagem descontraída sobre as vertentes musicais, num programa que inclui visita ao Museu Nacional da Música. As atividades terminam, no dia 21 de dezembro, com a apresentação de um mini espetáculo desenvolvido ao longo do programa. No Conservatório de Música de Sintra, de 17 a 21 de dezembro, das 10h00 às 18h00. Mais informações aqui

 

Da música ao Teatro, com o Natal no Teatro, proposto pelo Teatro Carlos Alberto, com uma oficina de teatro a cargo da dramaturga e atriz Maria Freitas e do ator João Costa. No Teatro Carlos Alberto, no Porto, de 17 a 21 de dezembro, das 9h00 às 18h00. Mais informações aqui.

Em Lisboa, o LU.CA propõe ainda a Oficina de Teatro O Meu Nome é LU.CA, com orientação de Anabela Almeida. A Oficina, a decorrer de 17 a 21 de dezembro, das 10h00 às 17h30, vai debruçar-se sobre as questões: O que é fazer teatro? Quem o Faz? Como o Faz? E vai revelar alguns dos segredos do teatro. Para jovens dos 9 aos 12 anos, a oficina tem um custo de 60 euros, sem almoço incluído.

A Oficina do Teatro de Lisboa, propõe o workshop “Teatro para crianças e jovens”, de 17 a 21 de dezembro, das 9h00 às 18h00, na Tapada da Ajuda. Jovens dos 7 aos 16 anos poderão aprender mais sobre a arte teatral. No último dia haverá apresentação do trabalho final (performance teatral), das 17h00 às 18h00. A participação na oficina de Natal requer inscrição prévia.

Deixamos, para já, estas sugestões, que aliam o lúdico e o educativo, para umas Férias de Natal em grande!

E Votos de Boas Festas!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.