Feira Quinhentista Regressa A Sintra

A Feira Quinhentista está de regresso a Sintra, de 18 a 21 de Julho, na Praça D. Fernando II, em São Pedro de Sintra, com a recriação de um mercado de época, com entrada livre. Serão quatro dias de feira, onde poderá conhecer alguns dos ofícios da época de D. Manuel I, como a tinturaria, a tecelagem e a moagem.

Esta recriação história contará com animação de rua, num ambiente de festa com personagens do povo e da nobreza, recriando várias situações do quotidiano em interação com o público, assim como quiosques destinados à venda de diversos produtos. O programa inclui ainda visitas guiadas e muitas outras atividades para toda a família.

Em 1502 estando D. Manuel I nos Paços de Sintra, recebeu a notícia de que a armada de Vasco da Gama estaria a chegar a Lisboa, o Rei decidiu subir à Capela de Nossa Senhora da Pena, no cimo da Serra de Sintra, para daí avistar a referida armada a entrar no Tejo. A presença de D. Manuel I nos Paços de Sintra, local escolhido pelo monarca para seu descanso pelos bons ares e abundância de caça, é o mote para a realização da Feira Quinhentista de Sintra 2019.

Na feira encontra-se também Duarte D´Armas, responsável pelo desenho de todas as fortalezas e castelos do Reino, que fará “visitas guiadas” a Sintra a partir dos seus “3 debuxos das vistas de Cintra”. E não será o único a contar os seus feitos ao público: o marinheiro Martim Afonso fará o relato da sua viagem a bordo de uma nau da carreira das Índias.

Entre todas as propostas desta feira, destaca-se a palestra do Dr. Sérgio Luís de Carvalho sobre “O Quarto Cavaleiro do Apocalipse: A Peste Negra em Sintra (do séc. XIV ao séc. XVI)”, marcada para 20 de Julho, às 16h00.

O visitante desta feira poderá ainda conhecer melhor a Arte da Falcoaria, que estará representada com uma exposição de aves e demonstrações de voo, bem como alguns ofícios tradicionais como a cestaria, a azulejaria, a cerâmica e olaria e a carpintaria.
A Feira Quinhentista é organizada pela Câmara Municipal de Sintra, produzida pela Câmara dos Ofícios, e com apoio da União de Freguesias de Sintra.

Nos primeiros dois dias, 18 e 19 de Julho, as portas da feira abrem às 17h00 e a festa durará até as 24h00. Nos dias 20 e 21 de Julho, poderá visitar a feira quinhentista mais cedo, por volta das 13h00, hora perfeita para começar a sua primeira ronda pelas tascas e tabernas, sendo que dia 20 as portas encerram às 24h00 e dia 21 às 23h00.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.