Feira Internacional de Artesanato de volta à FIL a 28 de Junho

fia2011_4A FIL, no Parque das Nações, volta a ser palco da maior festa da cultura material e imaterial da Península Ibérica, com o evento FIA LISBOA – Um Mundo de Culturas, que decorre de 28 de junho a 6 de julho.

Nesta 27ª edição, uma vez mais organizada pela Fundação AIP, através da AIP – Feiras, Congressos e Eventos, com a colaboração do IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional e contando com o apoio das Comunidades Intermunicipais e das Entidades Regionais de Turismo, a Argélia é o País Convidado e Moçambique confirma também a sua presença no salão com uma representação oficial.

Lisboa recebe durante 9 dias um verdadeiro mundo de culturas, tradições e artes em mais de 30 mil m2 de área interior e exterior, que vão permitir aopúblico visitante uma viagem pelos melhores sabores e saberes de Portugal e de cerca de dezenas de países, dos cinco continentes.

Dirigido a profissionais e apreciadores dos ofícios artesanais, artes e design, assim como aos interessados no artesanato enquanto manifestação cultural, na FIA Lisboa 2014 os visitantes poderão conhecer e adquirir desde das mais tradicionais às mais originais e contemporâneas peças de artesanato nacional e internacional, podendo inclusive assistir a artesãos a trabalhar ao vivo.

A programação inclui atividades variadas, de onde se destaca a Semana da Gastronomia Tradicional, onde para além dos produtos artesanais levados pelas centenas de expositores presentes na feira, se dá especial destaque à gastronomia. A arte da cozinha é também reflexo da multiculturalidade dos povos, com os seus produtos e paladares característicos, e nesta edição o espaço gastronómico promete cativar os visitantes pelos cheiros, cores e, especialmente, sabores mais icónicos da gastronomia tradicional portuguesa.

O salão acolhe ainda um vasto programa de actividades culturais (música, dança, folclore, desfiles, workshops, seminários, entre outros) que prometem trazer animação, ritmo e cor à FIL.

Em parceria com Associações de Artesãos, Entidades ligadas ao Desenvolvimento Regional, Cultura e Turismo, Câmaras Municipais e Associações de Desenvolvimento Local a FIA Lisboa 2014 inova o seu conteúdo, com mostras colectivas e actividades de promoção do património histórico, cultural, etnográfico, gastronómico e paisagístico das regiões. Estão já confirmadas 17 associações de artesãos e um aumento significativo de participações de entidades públicas e privadas.

fia2011_5

Para além disso, será atribuído o Prémios Artesanato Tradicional e Contemporâneo FIA LISBOA 2014, instituído pela Fundação AIP, com o objetivo de valorizar os artesãos portugueses, privilegiando as suas competências técnicas, a sua capacidade estética e criativa assumindo-se igualmente como um factor de incentivo à inovação e ao rejuvenescimento social e cultural das artes e ofícios tradicionais.

Durante a FIA, serão ainda apresentadas as principais tendências de moda e consumo a nível mundial. Em parceria com o Centro de Formação Profissional do Artesanato – CEARTE e a participação de uma das mais conceituadas especialistas mundiais a FIA LISBOA 2014 dará a conhecer as tendências e adaptações ao sector das artes e ofícios em Portugal. Aliando novas tecnologias a formas tradicionais, criando novas formas utilizando velhas tecnologias, adaptando saberes antigos a conceitos modernos, cruza-se o trabalho de artesãos e designers (criadores e criativos) em parcerias mutuamente criativas e compensadoras, competitivas nos mercado globais e apontadas para os caminhos de vanguarda.

De destacar ainda o 1º Festival do Marisco em simultâneo com a Fia Lisboa 2014, um evento de cariz gastronómico, inédito em Lisboa, focalizado em pratos confeccionados à base de mariscos proporcionando a possibilidade de degustar toda a diversidade da oferta nacional.

A FIA Lisboa está aberta ao público das 15h00 às 24h00 (área de exposições , e das 12h30 às 24h00 (área de gastronomia). Os bilhetes custam 5 euros e as crianças até aos 10 anos têm entrada gratuita. Para estudantes e séniores, o preço dos bilhetes é de 2,50 euros.

Texto de Susana Sena Lopes
Fotos de arquivo C&H de Elsa Furtado

 

 

Artigo anteriorbYfurcação leva O Principezinho ao Museu Nacional de História Natural e da Ciência em Lisboa
Próximo artigoExposição sobre A Gravura em itinerância pelos Museus Grão Vasco e Côa

Leave a Reply