Feira do Livro de Lisboa arranca a 29 de maio com muitas novidades

Feira_Livro_logoÉ já a 29 de maio que começa a 84.ª edição da Feira do Livro de Lisboa, evento que volta animar o Parque Eduardo VII, até 15 de junho.

Este ano, as novidades são muitas, destacando-se desde logo o design mais moderno, colorido, durável e funcional dos 250 pavilhões que albergarão um total de 537 editoras e chancelas.

As sempre apetecíveis farturas e outros petiscos não serão em 2014 as únicas opções para degustar, entre uma sessão de autógrafos e a compra do último best-seller do escritor preferido. A APEL aposta ainda em 30 espaços, entre locais gourmet e zonas lounge de bebidas, onde será possível desfrutar de uma refeição ao ar livre ou, pura e simplesmente, de um momento de pausa e descontração.

Renovado está ainda o site oficial que, para além de mais intuitivo e de cara lavada, foi adaptado a smartphones e tablets.

A programação, essa mantém a linha dos anos anteriores, incluindo debates, apresentações, lançamentos e sessões de autógrafos, bem como uma série de atividades para toda a família.

A vertente social está este ano em destaque com a iniciativa Dar e Receber, uma parceria da APEL com o Banco de Bens Doados. A decorrer durante toda a feira, a ação consiste na recolha de livros novos e usados para crianças até aos 12 anos. Esta decorrerá em dois contentores, junto aos pavilhões da APEL, sendo depois os livros entregues às instituições da rede do Banco de Bens Doados.

Outra estreia é a da Fundação Francisco Manuel dos Santos, que levará a cabo debates sobre Portugal e temas de interesse para os portugueses, bem como apresentações de livros e workshops de ciência ou de escrita criativa. De volta estão as bibliotecas de Lisboa, que estendem o espaço da feira à Estufa Fria. Aí decorrerão conversas informais com escritores, sessões de contos e uma caça ao tesouro.
A APEL concretizou ainda uma parceria com a Efeito dos Livros para a realização, a 13 de junho, do Pic Nic Literário. Entre as 16h00 e as 18h00, reúnem-se diversas tertúlias temáticas, culminando a ação com uma troca de livros às cegas.

Outro regresso é o do concurso Livraria Preferida, que este ano se estende a todo o país. A votação online decorre até 6 de junho, sendo os prémios entregues a 11 de junho.

De destacar também a parceria com os institutos culturais europeus com representação em Lisboa e a presença de Moçambique através do Instituto do Livro.

Uma vez que o Mundial de Futebol arranca no período da Feira, será instalado um ecrã gigante para assistir aos jogos.

Como vem sendo hábito, a entrada na Feira é livre, mantendo-se o horário. Assim, de segunda a quinta, será das 12h30 às 23h00; sextas e vésperas de feriado das 12h30 às 24h00; sábados das 11h00 às 24h00 e domingos e feriados das 11h00 às 23h00.

Texto de Alexandra Gil

 

Artigo anteriorMarco Rodrigues na Abertura do concerto de Maria Gadú
Próximo artigoSeres Mágicos em Portugal é o novo título de Vanessa Fidalgo

Leave a Reply