Feira de Arte Contemporânea em Cascais em Julho

east_art1A Est Art Fair, feira internacional de arte contemporânea, irá decorrer entre 10 e 13 de julho no Centro de Congressos do Estoril. Com participações portuguesas, mas também estrangeiras, pretende-se que esta seja “uma feira do mundo realizada em Portugal” referiu Luis Mergulhão, diretor da Est Art Fair durante a conferência de imprensa de apresentação. “A nossa cultura tem essa dimensão mundial e queremos por isso marcar ponto de encontro no nosso país” acrescentou.

“Queremos galerias de arte de primeira linha” afirmou, sem hesitar, Cristina Guerra, da Cristina Guerra Contemporary Art de Lisboa, que integra o Comité Internacional de Seleção de Galerias. Como membros desta primeira edição fazem ainda parte Barbara Thumm (da Galerie Barbara Thumm, Berlim, Alemanha), Eduardo Brandão (Galeria Vermelho, São Paulo, Brasil), Pedro Maisterra (Galeria MaisterraValbuena; Madrid, Espanha), Pedro Oliveira (Galeria Pedro Oliveira, Porto) e Vera Cortês (Vera Cortês Art Agency, Lisboa). Para além destas, estão ainda em fase de seleção as galerias que integram este projeto, que contará com um total de 30 participações. O valor do trabalho desenvolvido mas também o seu potencial são critérios de avaliação que se encontram na base destes convites.

Destinado a impulsionar o mercado de arte em Portugal, este projeto pretende também estimular a promoção internacional de artistas nacionais já consagrados ou em início de carreira e ainda estreitar relações nesta área junto de outros países. Pretende diferenciar-se pelo formato e conceito na apresentação de arte contemporânea em Portugal. Contará com eventos expositivos próprios, seminários, workshops e visitas guiadas para especialistas, colecionadores e apreciadores de arte.
Delfim Sardo, Filipa Oliveira e Moacir dos Anjos compõem o Grupo Curatorial desta primeira edição da Est Art Fair.

east_art2“Era bom que em Portugal existissem várias iniciativas de apoio aos criadores portugueses e estrangeiros a residir no país” refere Luís Mergulhão, sem receio de outros eventos a decorrer no país, na mesma área. “Esta Feira está a começar, mas acreditamos que vai ter vida própria e tem potencial para crescer”.

A Est Art Fair irá decorrer no Centro de Congressos do Estoril, em Cascais, entre 10 e 13 de julho. Dia 10 de julho, entre as 15h30 e as 21h00 funciona em pré-abertura, reservada a colecionadores e profissionais do setor. Dias 11 a 13 de julho abre ao público entre as 15h30 e as 21h00 (dia 13 encerra às 20h00).

Texto de Tânia Fernandes

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.