FANTASPORTO arranca a 28 de Fevereiro no Rivoli

fantas2014De 28 de fevereiro a 9 de março, o FANTASPORTO regressa ao Rivoli para aterrorizar a Cidade Invicta. Este ano, apesar de não haver o habitual Pré-Fantas (um conjunto de sessões de filmes exibidos em edições anteriores do festival) serão apresentados cerca de 180 filmes de 32 países diferentes, sendo 11 antestreias europeias e mundiais e 53 inéditos portugueses, e haverá novas secções.

As honras de abertura cabem ao filme Vampire Academy, no dia 28, às 21h00, no Grande Auditório do Teatro Rivoli, e o encerramento fica a cargo de The Railway Man, de Jonathan Teplitzky, com Nicole Kidman e Colin Firth.

Fantas Classic é uma das novas secções desta 34ª edição, que este ano será dedicada a Vitor Fleming, com versões restauradas dos clássicos O Feiticeiro de Oz e Tudo o Vento LevouIndustry Screenings – uma ligação directa à venda e distribuição internacional de filmes é outra das novidades.

Para além destas duas novas secções, mantêm-se as tradicionais cinco secções oficiais (Cinema Fantástico com curtas e longas metragens), a Semana dos Realizadores – Prémio Manoel de Oliveira, a Secção Cinema Português com diversas áreas de concurso e o sector retrospectivo, que vai homenagear o produtor Henrique Espírito Santo, que será galardoado com o Prémio por uma Carreira; a Orient Express (dedicada ao Cinema Asiático), o Fantas Shorts (dedicado às Curtas Metragens, que destacará a mais recente e inédita produção vinda das cinematografias francesa e catalã), e as parcerias em várias sessões com o Cinanima, o festival Black & White e o Cineclube de Avanca.

Entre as obras que vão passar pelo Fantas, destaque para o filme israelita Big Bad Wolves, para as duas longas metragens portuguesas, O Espinho da Rosa  e Pecado Fatal e para o filme português Pecado Fatal, de Luís Diogo, na competição oficial da Semana dos Realizadores.

Para já estão confirmados participantes dos seguintes países: Alemanha, Austrália, Bélgica, Bielorússia, Canadá, Chipre, China, Coreia do Sul, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, EUA, França, Grécia, Guiné-Bissau, Holanda, Hungria, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Luxemburgo, México, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Roménia, Sérvia, Suécia, Suíça, Turquia, Ucrânia e Venezuela.

Complementam a programação várias acções paralelas destaque para as exposições de fotografia de Rui Videira dedicada ao Porto, e de Artes Plásticas de Antónia Gomes e Helena Leão, pintoras que fazem parte do Movimento REM, conferências e várias apresentações de livros.

Como já é tradição, o Baile dos Vampiros promete uma noite em grande, no Teatro Sá da Bandeira, no dia 5 de março.

Os preços dos bilhetes e dos passes variam consoante os filmes e os eventos, e podem ser adquiridos na bilheteira do Rivoli.

Texto de Sandra Mesquita e C&H

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.