Family Film Project Arranca A 14 De Outubro No Porto

A 8ª edição do Family Film Project – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, Memória e Etnografia decorre entre os dias 14 e 19 de outubro, em vários espaços do Porto, com foco “sobre as fronteiras conceituais do cinema e no diálogo com outras artes e áreas de pensamento”.

O Festival, divido em áreas temáticas, apresenta Vidas e Lugares, um registo voyeurístico, biográfico e documental; Memória e Arquivo, a partir de testemunhos e found footage; Ligações Dinâmicas Interpessoais e Comunitárias e Ficção e Animação.

A programação do Family Film Project assenta em sessões de cinema, masterclass, performances, oficina para crianças e vídeo-instalações.

Na competição, com mais de duas dezenas de filmes, entre curtas e longas metragens, vai estar em destaque a produção nacional.

Clara Varejão é a artista convidada desta edição, com Ama-San, última longa da cineasta, a ser exibido na noite de abertura. O seu documentário de 2016 No Escuro do Cinema Descalço os Sapatos e a trilogia de curtas-metragens Fim-de-semana, Um Dia Frio e Luz da Manhã constam também da programação, bem como uma conversa com a cineasta, moderada pelo crítico de cinema Luís Miguel Oliveira.

A norte-americana Jaimie Baron apresenta a masterclass (Re)exposing Intimate Traces: Archive, Ethics and the Multilayered Gaze, uma abordagem da delicada relação entre estética e ética na apropriação de materiais de arquivo com caráter privado ou íntimo para fins cinematográficos.

Nota ainda para o intercâmbio cinematográfico com o (In)appropriation – Festival de Cinema Experimental de Found-footage, que resulta numa sessão inteiramente dedicada ao cinema de arquivo.

Lugar ainda para uma oficina de cinema de animação para crianças orientada pelas realizadores Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues.

As exibições terão lugar no Cinema Trindade, no Cinema Passos Manuel, no Maus Hábitos e no Coliseu Porto Ageas.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.