Hotel Infante Sagres, no Porto recebe exposição sobre Iconografia do Turismo em Portugal de 1907 a 1977

O Hotel Infante Sagres (do Grupo Thema Hotéis), no Porto, recebe a exposição Iconografia do Turismo em Portugal de 1907 a 1977, até ao final de Janeiro.

Esta mostra segue-se depois do sucesso da instalação Uma iconografia do Turismo em Portugal: 1907 -1977, no ISCET, aquando do Dia Mundial do Turismo (27 de Setembro). O CHIP foi convidado pelo hotel a expor uma versão alargada e aprofundada da mesma.

A atual exposição apresenta uma colecção alargada a mais de 260 objectos representativos da imagem que Portugal oferecia a quem o visita, já em território nacional, ou ainda no estrangeiro. O visitante vai encontrar um país, entre a fantasia e a realidade, cheio de Sol e praia ou “monumentos” antigos, ao mesmo tempo glamoroso e rústico, entre a América e a Europa. A tudo isto acresce a história do design – um design fundado no período de António Ferro à frente do Secretariado de Propaganda Nacional, nas décadas de 30 e 40.

A isto adiciona-se a estética realizada por alguns dos grandes nomes das artes gráficas em Portugal no século XX, como Almada Negreiros, Fred Kradolfer ou Emérico Nunes. Uma propaganda repleta de simbologias nacionalistas e colonialistas, adaptando-se ao contexto histórico dos tempos.

Iconografia do Turismo em Portugal de 1907 a 1977 pode ser visitada das 10h00 às 22h00, no salão Infante do Hotel Infante de Sagres até 31 de Janeiro.

Texto de Clara Inácio

 

 

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.