Exposição Orpheu 100 anos – Nós os de Orpheu Chega a Grândola

orpheuA mostra Nós os de Orpheu,  concebida pela Casa Fernando Pessoa (em Lisboa), para assinalar os 100 anos da revista Orpheu, chega agora a Grândola, onde vai ficar patente ao público na Biblioteca Municipal, a partir de dia 27 e é inaugurada no âmbito da 31ª edição da Feira do Livro da Vila.

A exposição tem organização conjunta da Casa Fernando Pessoa / EGEAC, numa parceria com o Instituto Camões, e foi pensada para circular em vários contextos como escolas, bibliotecas e centros de língua apresentado a revista Orpheu e o grupo que a criou a partir dos contributos dos seus protagonistas, tanto no tempo histórico da revista, como posteriormente e a partir das memórias que estes autores e artistas nos legaram.

casa_fp-001No ambiente gráfico e expositivo, desenvolvido por Sílvia Prudêncio, são reproduzidas diversas obras e documentos – fotografias, recortes de imprensa, correspondência, manuscritos – do universo da revista Orpheu, que com apenas dois números editados em 1915, agitou o cenário artístico e cultural português através da participação de nomes como Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, José de Almada-Negreiros, Luís de Montalvor,  Ronald de Carvalho, Alfredo Pedro Guisado, Armando Côrtes-Rodrigues, José Pacheco, Ângelo de Lima, Eduardo Guimarães, Raul Leal e Santa Rita Pintor.

A exposição fica patente ao público até 8 de dezembro, durante o horário da Feira do Livro e tem entrada gratuita.

A 31ª edição da Feira do Livro da Vila de Grândola vai decorrer de 27 de novembro a 8 de dezembro com mostra e venda de livros de vários géneros literários, dirigidos a diferentes grupos etários, desde lançamentos antigos a novidades, conferências e espetáculos.

Para crianças até aos 5 anos vai ter lugar o espetáculo Afinal o Íbis, pela Associação Artística Andante, com a atriz Cristina Paiva, no dia 29 de novembro.

No dia 4 de dezembro é a vez do espetáculo de arte pública Camões é um Poeta Rap, que apresenta a lírica de Camões através dos ritmos Rap e Hip Hop, no Cine Granadeiro, Auditório Municipal.

Finalmente no dia 8 de dezembro, O Gigante Egoísta, a partir da estória de Oscar Wilde para o Teatro de Sombras, é apresentado na Biblioteca Municipal, pelo Teatro Lanterna Mágica.

A feira vai funcionar de segunda a sexta feira, das 9h30 às 20h00, e aos sábados e domingos das 11h00 às 13h00 e das 15h00 às 20h00.

Texto e Foto de Elsa Furtado

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.