Exposição O Mar, a Serra, a Cidade assinala os 150 anos do nascimento de Roque Gameiro

Escadinhas de São CristovãoA Galeria dos Paços do Concelho de Lisboa, vai inaugurar na próxima quarta-feira, 19 de março, a exposição O Mar, a Serra, a Cidade, que assinala os 150 anos do nascimento do pintor Roque Gameiro.

Alfredo Roque Gameiro nasceu a 4 de abril de 1864, em Minde, no Concelho de Alcanena e retratou as mutações da cidade de Lisboa durante o início do século XX, e seguiu a corrente artística do naturalismo, procurando reproduzir a paisagem real, “através da utilização de uma técnica extremamente expressiva”.

A exposição apresenta cerca de 60 obras ilustrativas do percurso do pintor, aqui organizadas por núcleos temáticos, como “Lisboa”, a cidade em transformação que retratou intensivamente no início do século XX, que abre a mostra, e “O Mar, o Mundo Rural, Usos e Costumes, Ilustração e Retrato”, representados em registos de atmosferas luminosas, de texturas variadas sob o efeito da luz, da riqueza cromática e tonal, distintivos visuais da expressão artística do Mestre.

A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00 e tem entrada gratuita.

Complementam os festejos, um Concerto de Orquestra de Câmara do CAORG, no dia 4 de abril, data em que se assinalam os 150 anos do nascimento de Roque Gameiro. O concerto está marcado para as 18h00, nos Paços do Concelho e tem entrada livre.

Texto de Catarina Delduque

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.