Museu do Oriente Recebe Exposição No Borders de Arte Japonesa Contemporânea

No Borders_18. fuji1No Borders – Instalações de Izumi Ueda Yuu é a exposição que o Museu do Oriente em Lisboa apresenta a partir do próximo dia 21 de janeiro.

Esta é a primeira exposição em Portugal da artista japonesa e apresenta cerca de 50 obras, incluindo três instalações, gravuras de grande formato, esculturas em várias dimensões e técnicas – como a emblemática “Steps”, formada por centenas de círculos e “No Time to Kill” -, um conjunto de 30 objectos e peças de estudo.

“Recorrendo a meios como a pintura, a gravura e a escultura, a artista cristaliza nas suas criações a relação particular que estabelece com cada um dos locais que visita, sendo frequente a utilização de materiais encontrados in situ. Instalações de grandes dimensões como “Shoes, shoesou “Mount Fuji”, referenciam a vivência social japonesa e a dicotomia, por vezes tensa, da tradição vs progresso”, descrevem os responsáveis da exposição em comunicado.

Assumindo a superfície – ou o tangível – como a sua base trabalho, Izumi Ueda Yuu procura relatar as histórias do que vive e existe no interior das formas e dos objectos, o que se pode observar em gravuras como “Ann’s Garden Gloves”, “Love has no borders”, nos objectos-escultura “Knitted Paper Objects”, ou ainda na versão inédita de Mount Fuji, desenvolvida propositadamente para esta exposição.

A mostra pode ser vista até 27 de março, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00 (e sexta-feira até às 22h00, com entrada gratuita a partir das 18.00). Os bilhetes estão à venda no local e custam 6 euros.

Texto de Elsa Furtado

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.