Exposição Inédita De Ai Weiwei Inaugura Em Lisboa A 4 De Junho De 2021

Rapture é o nome da exposição do artista contemporâneo chinês Ai Weiwei, que inaugura dia 4 de junho de 2021, na Cordoaria Nacional, em Lisboa.

Ai Weiwei é ativista político e conhecido por ligar a arte a questões sociais e de direitos humanos. Esta exposição tem curadoria do brasileiro Marcello Dantas. Vão ser apresentados alguns dos trabalhos mais icónicos do artista, assim como obras originais produzidas em Portugal.

O artista tem também recorrido a tradições e iconografia chinesas, perdidas ou esquecidas desde a Revolução Cultural de Mao Tsé-Tung (1966 – 1976). A pesquisa de materiais, técnicas e elementos simbólicos de outros tempos é um trabalho de arqueologia cultural que tem desenvolvido.

A exposição divide-se em dois núcleos: um é o lado da fantasia, onde essa origem é explorada; e o outro incide sobre a realidade e a emergência de assuntos que emergem nas nossas vidas, com o agravamento das condições humanas no planeta.

Algumas das obras históricas que estarão expostas são Snake Ceiling (2009), uma grande instalação em forma de serpente constituída por centenas de mochilas de crianças, em memória aos estudantes mortos no terremoto de Sichuan, em 2008; Circle of Animals (2010), na qual o artista revisita uma série de esculturas composta por doze cabeças de animais do zodíaco chinês que adornavam uma fonte no jardim Yuanming Yuan, nos arredores de Pequim, durante a dinastia Qing; e Law of the Journey (Prototype C) (2016), que consiste num barco insuflável de 16 metros de comprimento com figuras humanas e faz alusão a um dos temas mais recorrentes na obra do artista: a crise global de refugiados.

No decorrer da exposição, haverá um ciclo de documentários sobre a vida e trabalho de Ai Weiwei.

A exposição vai poder ser visitada entre 4 de junho e 28 de novembro de 2021, na Cordoaria Nacional. Os bilhetes já se encontram à venda nos locais habituais e custam entre os 6 e 15 euros por pessoa. Têm um custo promocional de segunda a sexta feira e há descontos para crianças (4 aos 15 anos); estudantes (16 aos 25 anos); séniores (mais de 65 anos). Há ainda pacotes para famílias.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.