Exposição Imersiva De Leonardo Da Vinci Para Ver No Colombo

Até dia 7 de agosto é possível visitar a Exposição Imersiva De Leonardo Da Vinci, no Centro Comercial Colombo, com acesso livre. A iniciativa está inserida na 12ª edição de “A Arte Chegou ao Colombo”.

A experiência de arte imersiva tem sessões a cada 15 minutos, numa sala com cerca de 150 metros quadrados, com cerca de seis metros de altura e mais de 700m3, e está dividida em seis partes, incluindo algumas das suas pinturas, intercaladas com uma visualização do artista através dos seus esboços e anotações sobre estudos de ciência, engenharia, arquitetura, entre outras áreas.

O arranque da exposição imersiva é feito com o “Homem Vitruviano”, um símbolo da Renascença e do próprio Da Vinci, seguindo-se um capítulo dedicado à pintura, com uma série de retratos femininos icónicos, como a “A Dama com Arminho”. Depois, são apresentados alguns dos estudos inovadores de máquinas militares concebidas por da Vinci, como “A catapulta” ou “A Arma de Cano Múltiplo”, e estudos hidráulicos, com esboços e notas sobre sistemas de circulação da água, culminando na obra-prima “A Virgem das Rochas”. A experiência prossegue com o caminho do artista enquanto arquiteto, com estudos geométricos e de igrejas planeadas centralmente, encimadas por grandes cúpulas e rodeadas por estátuas. Por último, podem ser contempladas as suas grandes obras-primas: “Santa Ana”, “Mona Lisa” e “A Última Ceia”.

Com edição e produção artística do Art Media Studio, conceito e produção executiva da State of the Art (SOTA), e projeto de arquitetura assinado pelo Diogo Aguiar Studio. Leonardo da Vinci — Experiência de Arte Imersiva

A agenda da mostra vai ainda contemplar outros dois momentos culturais na Praça Central: um momento musical com repertório opertático italiano reconhecido do público pelas vozes do Coro do Teatro Nacional de São Carlos, assinalando o 229º aniversário do mesmo.

E entre julho e agosto, vai decorrer ainda um mini ciclo de cinema curado pela Festa do Cinema Italiano em parceria com a Risifilm, com a exibição de três filmes dedicados aos grandes maestros da arte italiana — Leonardo da Vinci, Michelangelo e Caravaggio.

A Exposição Imersiva De Leonardo Da Vinci, vai estar patente em Lisboa no ano em que se celebra o 570º aniversário de nascimento, e pode ser vista durante o horário do espaço comercial na Praça Central, no Piso 0, do Centro Comercial Colombo, em Lisboa, com entrada gratuita.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.