Exposição A Diáspora Da Palavra Para Ver Na Biblioteca Nacional

A mostra A Diáspora da Palavra: Obras de Autores Portugueses impressas Fora de Portugal no séc. XVI (1501-1520), patente na Sala de Referência da Biblioteca Nacional de Portugal, pode ainda ser visitada até ao dia 21 deste mês.

A cultura portuguesa no século XVI conheceu o mundo. Muitas são as obras escritas por portugueses – de grandes livros a pequenos textos, passando por poemas isolados – que foram impressas além-fronteiras. Umas acompanharam a diáspora dos seus autores, outras foram aí produzidas por razões económicas ou por interesse dos locais nos escritos desses portugueses – uns vivos, outros mortos.

Mas quantos, onde, quando, de quem, por quem e para quem? Que temas abordavam e que línguas foram utilizadas?

O levantamento, que se prevê se prolongue até 2027, terá periodicamente mostras expositivas na Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), com livros escolhidos de entre os exemplares estudados que se encontram nas coleções à guarda da BNP e da Biblioteca Pública de Évora e procurará responder a estas e outras questões.

A BNP proporciona ainda aos interessados, uma visita guiada por João Alves Dias, no dia 19 de setembro, pelas 18h30, com entrada livre.

O anfitrião é responsável pelo projeto de investigação que consiste no levantamento das obras de autores portugueses impressas entre 1501 e 1600, fora das fronteiras territoriais lusitanas, guiará o visitante pela seleção do que foi produzido durante as duas primeiras décadas do século XVI.

A mostra pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta feira, das 9h30 às 19h30, e aos sábados das 9h30 às 17h30.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.