Exposição de fotografias com cheiro

Tânia Fernandes © canelaehortela.comReportagem de Tânia Fernandes

Admirar uma fotografia e, em simultâneo, sentir o cheiro que o artista quer transmitir com a imagem é a experiência que pode ter, este fim de semana, no centro de congressos do Hotel Myriad Sana, em Lisboa. AB – Above & Beyond Senses é uma exposição de fotografia, com trabalhos de Nelson Vaz, que apela aos sentidos.

Junto às imagens impressas, em grande escala, estão recipientes que exalam essências. “A ideia é trazer cheiros para as fotografias” explicou-nos Nelson Vaz. “Recordei-me dos locais onde estive e procurei trazer os cheiros que senti lá” explica. O trabalho preparado em laboratório encontra-se concentrado em cristais. Ao visitante, pede-se apenas que destape cada uma das caixas enquanto contempla a imagem e se deixe navegar pelas diferentes propostas da exposição, que passam pela mais selvagem da natureza do Chile, da Argentina ou do Brasil, ao caos urbano de Barcelona ou Lisboa. E sente-se, numas ocasiões, o verde primitivo da folha que acabou de ser colhida no Brasil, noutras, o cheiro da madeira em Nahuel Huapi, Bariloche na Argentina. O contraste traz alguma dinâmica a esta viagem dos sentidos, pois tanto se encontra o doce aroma a caramelo ao contemplar a imagem da esplanada, encaixada num dos canais de Amsterdão, como nos incomodamos com o cheiro a borracha queimada do carro que acabou de travar a fundo no túnel, em Barcelona. O aroma que harmoniza com a paisagem do hotel, onde se encontra instalada esta exposição, foi criado em exclusivo pelo perfumista Olivier Paget e recebeu a designação de Parfum Ô’29.
A música de fundo, escolhida pelo fotógrafo, ajuda a entrar no ambiente de evasão.

A exposição AB – Above & Beyond Senses pode ser visitada nos dias 28 e 29 de Dezembro no Myriad Crystal Center, o centro de eventos e congressos do Myriad by Sana Hotels entre as 10h00 e as 20h00. A entrada é livre.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.