Exposição de Fotografia de Noel de Magalhães no Museu do Douro

Flyer_Exp. Memórias de um olharMemórias de um Olhar é o nome da mostra de fotografia de Noel de Magalhães, que está atualmente patente no Museu do Douro, no Peso da Régua.

Em 2012 Noel Magalhães, conhecido fotógrafo amador da Região do Douro, doou ao Museu do Douro e à Câmara Municipal da Régua uma grande parte da sua obra fotográfica constituída por provas em papel, diapositivos e negativos, num total de cerca de seiscentos elementos. A coleção é maioritariamente formada por negativos produzidos nas décadas de 1950 e 1960 e abarca registos fotográficos diversos que vão da paisagem ao retrato, dos recantos locais e regionais às viagens pelo país.

164A mostra apresenta ainda um conjunto de fotografias de paisagem, coloridas, mais recentes, selecionadas por Noel Magalhães. Fazem também parte desta seleção uma projeção formada por quatrocentos diapositivos que registam uma viagem pelo rio, desde a fronteira espanhola até ao Porto, em instantes captados em diversos momentos da sua vida.

Esta exposição é um primeiro momento público da doação e de difusão desta obra de grande valor documental e patrimonial para a região e para o país e pode ser vista até dia 29 de março de 2015, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00. Os bilhetes de entrada no Museu custam 6 euros e podem ser adquiridos no local.

Texto de Teresa Leal

 

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.