Expo Dubai 2020 – A Exposição E A Representação Portuguesa

Empurrada pela pandemia para o ano seguinte, abre portas, no dia 1 de outubro de 2021 a Expo 2020 Dubai. Um mundo de Entretenimento, Cultura, Tecnologia, Culinária, entre outros que irá animar os Emirados Árabes Unidos durante seis meses.

“Conectar Mentes, Criar o Futuro” é o tema da Expo 2020 Dubai. Pretende ser um espaço para incentivar a criatividade, a inovação e a colaboração subividindo-se em três subtemas: Oportunidade, Mobilidade e Sustentabilidade.

Portugal conta com uma representação. Recentemente, foi apresentado o menú do Al Lusitano, o Restaurante do Pavilhão de Portugal Expo 2020 Dubai, que terá uma montra da Gastronomia Portuguesa, orientada pelo Chefe Chakall.

A Exposição

A Expo 2020 Dubai é a primeira Expo Mundial realizada na região do Oriente Médio, África e Sul da Ásia (MEASA). É também o maior evento já realizado no mundo árabe, e conta receber mais de 200 participantes e milhões de visitantes de 1º de outubro de 2021 a 31 de março de 2022.

O Pavilhão dos Emirados Árabes Unidos pretende ser uma das grandes atraçóes, para os visitantes. Será a maior estrutura da Expo 2020, com 15.000 metros quadrados, e fará lembrar um falcão em vôo com ‘asas’ hidráulicas em movimento. Explora a história dos Emirados Árabes Unidos, desde seu antigo papel como uma encruzilhada entre o leste e o oeste, até à situação atual, como um centro global dinâmico..

Pela primeira vez na História da Expo Mundial, cada país participante tem seu próprio pavilhão – localizado de acordo com o subtema escolhido (em vez da geografia global, como tem acontecido nas edições anteriores). Além dos Pavilhões Nacionais, estão presentes no site da Expo organizações multilaterais, instituições educacionais, iniciativas globais e parceiros.

Pavilhão de Portugal

A representação nacional ficará localizada na área dedicada à Sustentabilidade, próximo do maior palco dedicado a eventos no exterior, o “Jubilee Park Stage”. Encontra-se preparado para acolher 15.000 espectadores.

Com o tema “Portugal. Um Mundo Num país”,a participação portuguesa na Expo procurará contribuir para o aprofundamento das relações políticas, económicas e culturais entre Portugal, os Emirados Árabes Unidos e os restantes países da região.

O programa de arquitetura e a experiência expositiva desenvolvem-se em 3 pisos e respetivas áreas funcionais, “Apresentação”, “Acolhimento”, “Experiência” e “Relação”.

O visitante no piso térreo inicia a sua experiência nas zonas de “Apresentação” e “Acolhimento”, onde as áreas amplas e confortáveis, juntamente com a área protocolar e a loja, contíguas ao espaço público, convidam para um primeiro contacto com “Portugal – Um mundo num país” enquanto aguardam com curiosidade a próxima descoberta na área da “Experiência”.

É no primeiro piso que se inicia a viagem pela área da “Experiência”, na qual se desenvolve uma experiência contemplativa multi-sensorial centrada na dimensão humana, características e valores dos portugueses, destacando a diversidade, inclusão e oportunidade. Após um momento de transição o visitante tem acesso a três experiências com uma abordagem interativa aos temas Diversidade, onde a História e Cultura e a Hospitalidade e Turismo têm realce, Oportunidade, onde o Aeroespacial e o Empreendedorismo se destacam, e Sustentabilidade, onde a Economia Azul, Energias Renováveis e a Ciência têm palco.

No segundo piso na área da “Relação” promove-se a partilha do “lifestyle” português, numa complementaridade de espaços, Recepção, Sala Multiusos dedicada a business fóruns, exposições temporárias e performances culturais, um Restaurante representativo da autenticidade e inovação que distingue a gastronomia portuguesa, sendo estabelecida a ligação ao Terraço exterior, com uma vista panorâmica para o recinto da Expo 2020 Dubai e para o “Jubilee Park”.

O projeto de Arquitetura tem a assinatura da Saraiva & Associados e a construção ficou a cargo do GRUPO CASAIS.

O Restaurante Al Lusitano será uma montra da Gastronomia, dos vinhos e do saber estar portugueses. No seu interior, com 80m2, a arquitetura convidará também os comensais a conhecerem Portugal, sendo decorado com azulejos e calçada portuguesa, entre outras referências arquitetónicas. O restaurante contará ainda com adicionais 140m2 de esplanada. No que respeita à Gastronomia, e tendo em conta a dimensão e relevância da Expo 2020 Dubai, a opção recaiu numa lista alargada de produtos endógenos repartidos pelo território do Continente e Ilhas, demonstrando a diversidade e qualidade da nossa alimentação.

O menu proposto resulta de uma gastronomia mais tradicional que se baseia nos pratos típicos e icónicos de Portugal, primando pela utilização de produtos de excelência que revelem o verdadeiro sabor, autenticidade e carácter lusos.

Sempre respeitando os costumes gastronómicos dos Emirados Árabes Unidos, as ementas do restaurante incluirão assim desde os peixinhos da horta aos ovos com alheira (de aves), passando pelo mel, o queijo de cabra, o bacalhau, o polvo, o arroz de marisco, o azeite, as conservas, o famoso pastel de nata ou os ovos moles.

Quanto aos vinhos, a carta apresentada incluirá mais de 200 referências, representativas do que melhor se produz nas diferentes regiões.

Os bilhetes de acesso à EXPO já se encontram à venda e custam um bilhete diário 26 dólares (cerca de 22 euros).Um passe de 30 dias consecutivos vai custar cerca de 53 dólares(cerca de 45 euros). O passe para toda a época custa 135 dólares (cerca de 115 euros). Os estudantes menores de 17 anos, pessoas com mais de 60 anos têm entrada gratuita.

A Emirates está a oferecer um passe de um dia, por cada viajante ao Dubai, em estadias superiores a 6 horas, para reservas de 1 de outubro de 2021 e 31 de março de 2022.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.