ÉvoraWine Começa No Próximo Fim-De-Semana

Começa já no próximo fim-de-semana a quarta edição do certame ÉvoraWine, dedicado aos apreciadores de vinho. Presentes, estarão 40 produtores e cerca de 250 vinhos à prova.

Dedicado ao tema “Alentejo – o Saber do Vinho”, o evento vai decorrer na Praça do Giraldo, em Évora, no sábado e no domingo, a partir das 17h00, apenas com a participação de produtores alentejanos.

Refira-se ainda que na presente edição, os visitantes, vão ter a oportunidade de  conhecer o que de melhor se faz no Alentejo, desde vinhos, azeites e outros produtos regionais.

Segundo os promotores, no âmbito do ÉvoraWine, está marcado para a próxima sexta-feira, às 9h00, no Auditório do Fórum Eugénio de Almeida, em Évora, o simpósio intitulado “Sustainability: Future4Wine”, uma iniciativa organizada pela Universidade de Évora e Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).

A sustentabilidade da vinha vai ser o tema central deste simpósio, integrado no Plano de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, que conta com a presença de vários especialistas nesta área.

No sábado e no domingo, o programa do evento inclui ainda provas comentadas, cursos de iniciação, debates, dois “showcookings”, com os chefes Rui Fialho e Pedro Carvalho, e dois “workshops”, que permitirão aos presentes apurarem os seus sentidos e ajudá-los a identificar quais os melhores vinhos para o verão, conforme foi referido na apresentação.

Refira-se, a propósito, que o Alentejo, com oito sub-regiões vitivinícolas (Portalegre, Borba, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vidigueira, Moura, Évora e Granja/Amareleja), possui cerca de 22 mil hectares de vinha e exporta os seus vinhos para todo o mundo, sendo Brasil, Estados Unidos, Angola, China e Rússia alguns dos principais mercados.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.