Évora tem novo Museu do Artesanato e do Design

A cidade de Évora dispõe de um novo museu – o Museu do Artesanato e do Design de Évora (MADE), que vem substituir temporariamente  o  Museu do Artesanato, atualmente encerrado para obras de renovação e valorização do programa museológico, e tem patente ao público as mostras Formas Úteis no Artesanato Alentejano, 25 Mestres do Design Internacional e Cadeiras de Design Nacional.

O MADE acolhe a colecção proveniente do Museu do Artesanato/Centro de Artes Tradicionais e vai continuar a promover a arte dos ofícios tradicionais do Alentejo, dando-lhe uma nova perspectiva com a inclusão da produção artesanal no design, explorando assim novas conotações sociais e antropológicas. O novo espaço museológico vai efectuar uma maior rotatividade nas exposições. O acervo do museu conta com a inclusão da colecção de design e de artesanato do coleccionador Paulo Parra.

O museu, a funcionar desde dia 10 de novembro, localiza-se no centro histórico da cidade e possui áreas de investigação, biblioteca e reservas, na perspetiva da sua inclusão na Rede Portuguesa de Museus. A intervenção foi da responsabilidade do Turismo do Alentejo, ERT e da Câmara Municipal de Évora.

  

Texto de Clara Inácio
Fotos gentilmente cedidas pela região de Turismo do Alentejo

 

 

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.