Estreia Hoje Em Lisboa – Aristides O Musical

Inspirado na história do Cônsul Aristides Sousa Mendes, o musical Aristides chega agora a Lisboa, após ter estreado em Carregal do Sal em abril passado, para uma breve série de apresentações no Teatro Armando Cortez, até dia 18 de junho.

Aristides – O Musical retrata a vida heróica do notável Cônsul Aristides de Sousa Mendes, um herói português, um homem justo, que salvou milhares de vidas do Holocausto, na II Guerra Mundial, contrariando o poder político e as ordens diretas de António de Oliveira Salazar.

A narrativa remonta a junho de 1940, quando Aristides, Cônsul-Geral de Portugal em Bordéus, concedeu milhares de vistos de trânsito, para o território nacional (o último reduto de paz na Europa), a refugiados que fugiam da perseguição nazi em solo francês. A peça pretende enaltecer o a força humanista de Aristides de Sousa Mendes contra os ideais políticos do seu país e de Salazar, à data Presidente do Conselho de Ministros e Ministro dos Negócios Estrangeiros, que proibia a emissão de vistos a apátridas, judeus e outros “indesejáveis”. O ato heróico custou a Aristides a demissão do cargo que exercia, acabando os últimos anos de vida na miséria.

Em palco, a dar vida a tão importantes personagens vão estar Manuela Maria, Ruben Madureira (no papel de Aristides), José Lobo (no papel de Salazar), Joana Leal, Carlos Martins, Sissi Martins e Hugo Baptista, e ainda com 28 figurantes da Contracanto provenientes de Carregal do Sal. A música está a cargo do quarteto Contratempo.

O espetáculo tem texto e letras de Sandra Leal, música de António Leal e Simon Wadsworth e direção artística e encenação de António Leal, é uma produção da Contracanto – Associação Cultural.

As sessões decorrem de 15 a 18 de junho, de quinta a sábado pelas 21h30, e no domingo pelas 18h00. Os bilhetes custam entre 15 e 18 euros e podem ser adquiridos no local ou online. A peça é para maiores de 6 anos.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.