Este Fim-de-Semana celebram-se os Museus

cartaz_dia_int_museusAssinala-se este fim-de-semana A Noite Europeia dos Museus – 17 de Maio e o Dia Internacioanal dos Museus – 18 de Maio, este ano dedicado ao tema “Museus: as Coleções criam conexões”, para festejar a efeméride são cerca de 550 atividades a decorrer, de norte a sul do país e ilhas, muitas delas com entrada gratuita.

O C&H deixa-lhe aqui algumas sugestões.

O Museu do Douro, na Régua, promove hoje uma visita ao Núcleo Museológico de Favaios, Pão e Vinho: Visita e Degustação de vinho Moscatel., seguida de uma visita orientada à Quinta do Portal e à Adega, um edifício da autoria do Arq. Siza, e um almoço vínico na Casa das Pipas, Quinta do Portal. Visita à sede do Museu na Régua e provas de vinhos, chocolates e queijos. No domingo são várias as visitas gratuitas às diversas exposições patentes no museu e ainda, durante o fim-de-semana a realização de um Bazar Especial na Loja Museu do Douro.

museu_douro01

No Centro, o destaque vai para o Museu da Guarda. Hoje, pelas 19h00, passa o filme A Arca Russa de Aleksandr Sokúrov (97min). Entre as 20h00 e as 22h00 vão decorrer várias visitas guiadas às colecções do museu, e uma prova de produtos regionais. O museu encerra às 24h00. No domingo decorrem visitas guiadas entre as 11h00 e as 21h00, várias atividades para famílias, a projeção “Museum Selfie” às 18h00, e o encerramento dá-se pelas 22h00.

No Museu de Aveiro, a festa começa sábado, às 18h00, com um concerto de Jazz pelos alunos do Conservatório de Música de Jobra. Seguido de uma atuação pelo Grupo Voz Nua, até à meia-noite.

museu_vaNo domingo, as atividades começam pelas 10h30, com a visita guiada “Viajar em outros Tempos”,durante o dia tempo para vários momentos musicais pelo Conservatório de Música de Aveiro, e pelas 17h30, atua a Banda Amizade.

Em Ílhavo, a festa é no Museu da Vista Alegre, durante os dois dias, com Poesia, música, dança, desenho e Yoga, um Workshop de desenho. No domingo, às 15h00, decorre a visita orientada O Bairro de Porta em Porta e às 18h00 a acção: “Há baile no Bairro! – Danças Tradicionais”.

Na Nazaré, o Museu Dr. Joaquim Manso inaugura no domingo, pelas 15h00, a exposição: Como se veste a Nazaré? A Tradição Hoje, “que pretende evidenciar a continuidade do traje tradicional da Nazaré, apoiando-se na participação da comunidade, nomeadamente na cedência das informações e das peças de vestuário que figuram na referida exposição”, posteriormente abrilhantada pela atuação do rancho folclórico “Tá-Mar da Nazaré”, cujos elementos envergam o  traje tradicional.

museu_cochesAvançamos para a Capital e começamos pela zona de Belém e Ajuda. Hoje, o Museu Nacional dos Coches, entre as 18h30 e as 23h30 vai ter uma apresentação de slideshow com imagens do novo edifício do Museu, pelas 22h00 atua o Coro Vox Laci: Vox Life com o maestro Myguel Santos e Castro.

No domingo, as atividades decorrem entre as 10h00 e as 18h00. Às 11h00 atua o Coro Vox Laci: Vox Soul, e entre as 14h00 e as 17h00 há sessões de Teatro Infantil de Sombras Chinesas – com a peça A Princesa Beringela.

Entre as 14h00 e as 17h00 decorre a atividade “Viajar à Moda Antiga” , de charabã e charrete entre o Museu dos Coches e o Mosteiro dos Jerónimos e de elétrico fazendo a ligação entre o Museu dos Coches e o Museu da Carris – Rota dos Museus. Durante todo o fim-de-semana decorre também uma Feira do Livro.

No alto da Calçada da Ajuda, o Palácio Nacional da Ajuda preparou para a Noite dos Museus visitas orientadas, concertos, uma mostra de traje e acessórios do séc. XIX e uma cafetaria especial com vista sobre o rio Tejo, e como ponto alto, o desfile organizado pela turma de Produção de Moda da ETIC, sob o tema “sentidos” inspirado na obra “5 Sentidos” de Almeida Garrett (em anexo), o desfile, a decorrer nas salas D. João VI e D, João IV, contará com as criações dos designers nacionais : Story Tailors, Carlos Gil, Katty Xiomara, Anabela Baldaque, Elsa Barreto, Maria Cal, Andreia Lobato, José Maria Oliveira, PP Couture e Luis Stoffel. A Sala dos Archeiros do Andar Nobre será convertida numa zona de convívio com várias atividades e ofertas de serviços  das entidades que apoiam este projeto.

Em Belém, o Museu Nacional de Arqueologia, inaugural domingo, pelas 16h00, uma exposição sobre Frei Manuel do Cenáculo, que vai ficar patente ao public até dia 18 de novembro e no âmbito deste evento será lançado o Roteiro de D. Frei Manuel do Cenáculo (em colaboração com o Turismo do Alentejo/ ERT e Direção Regional de Cultura).

No Restelo, o Museu Nacional de Etnologia realiza visitas guiadas à exposição permanente e à exposição temporária, apresenta um ciclo de cinema, visitas guiadas às reservas: Galerias da Vida Rural e galerias da Amazónia, e ainda apresentações de dança étnica e tribal e Kizomba.

Para domingo, além das visitas às exposições está também programado um Peddy-paper – “À Volta da Pesca”, um ciclo de filmes e oficinas para os mais pequenos.

Dia Internacional dos Museus (1)Museu do Oriente apresenta “O Samurai de Hoje”, numa sessão em que serão abordados os princípios ancestrais e intemporais que podemos reavivar no nosso dia-a-dia, abordando a ética samurai e a sua representação na atualidade, bem como a prática do manejo do sabre como via espiritual.

O Museu Nacional de Arte Contemporânea no Chiado convida a uma visita, e a participar em múltiplas atividades, assistir a projeções vídeo e sessões de leitura, visitas guiadas e jogos para toda a família, com entrada gratuita.

O Museu da Água vai realizar várias visitas guiadas ao Aqueduto das Águas Livres e à Galeria do Loreto.

O Museu Nacional do Traje, inaugura quarto exposições no domingo, a partir das 10h00: A Wise Generation – Patente até 31 de agosto; Sete Pecados Mortais – Patente até 5 de junho;Uma coleção coMnexo: o papel do doador – Patente até 31 de dezembro e Vis(i)tas comnexo. Desenhar o traje: utilização do diário gráfico em visita – Patente até 31 de dezembro, e promove várias visitas guiadas e animadas.

O Museu Bordalo Pinheiro organiza várias visitas guiadas durante o fim-de-semana, workshops, as visitas temáticas: ”Comes com Bordalo à exposição temporária “Bordalo à Mesa” e “Visita Bebes com Bordalo à exposição temporária “Bordalo à Mesa” e inaugura hoje, pelas 21h00, a mostra Fata Morgana. No domingo, destaque para o show cooking (com o Restaurante Bordalo Pinheiro Hotel Radisson Blu Lisboa).

Os restantes museus municipais e geridos pela EGEAC promovem ainda show cookings, degustações de ginginha, visitas guiadas, workshops, palestras, jogos de pistas, recriações históricas, concertos e muito mais no Atelier – Museu Júlio Pomar, Castelo de São Jorge, Museu do Fado, MUDE – Museu do Design e da Moda,  Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, Museu do Teatro Romano e o Museu da Marioneta.

Descobrir o que é a Estátua de Sileno no Teatro Romano, participar numa oficina de sombras turcas no Museu da Marioneta ou assistir a um recital de poemas com representação no Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, uma visita cantada à exposição de homenagem a Carlos do Carmon a Cordoaria, são algumas das inúmeras propostas para o fim-de-semana.

Na Amadora, o Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira realiza hoje, entre as 14h00 e as 17h00, uma Recriação Histórica na Necrópole de Carenque, e pelas 18h00 inaugura a exposição Pela Estrada da Porcalhota: A Venda Nova, que ficará patente até 9 de maio de 2015.

oeiras_museusOeiras assinala a Noite dos Museus com um programa dirigido ao público em geral, com a realização de uma visita guiada à “Azulejaria da Fábrica da Pólvora de Barcarena”, por José Meco, e um concerto pela Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras.Amanhã, o programa centra-se no complexo da Fábrica da Pólvora de Barcarena.

Em Cascais, hoje estão programadas visitas guiadas, exposições, teatro para os mais novos, concertos, recitais, a apresentação de um CD, ou a Noite de Festa nos Chalets O’ Neil, com direito a recepção, jantar e baile a evocar tempos de outrora.

Amanhã, pode ainda realizar uma visita-oficina no Farol-Museu de Santa Marta. Às 15h30, no Museu Biblioteca Condes de Castro Guimarães, há ainda uma visita guiada à exposição Cascais. Quotidiano e Paisagens nos séculos XIX – XX.

A Sul, o Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal convida a uma visita ao Património Azulejar de Setúbal, com visitas guiadas, ateliers e ainda visitas guiadas às exposições de Arqueologia e Etnografia, com entrada gratuita.

tMuseu de Évora inaugura no domingo a mostra pelas18 horas, a exposição Mestria dos Ourives, que apresenta um conjunto singular de alfaias religiosas, utensílios profanos e jóias, na sua grande maioria provenientes dos conventos da cidade de Évora, aquando da extinção das ordens religiosas, bem como, da Ermida de Nossa Senhora da Ajuda e da Ermida de S. Brás.

Estas são apenas algumas sugestões, pois a oferta é muito mais vasta, veja aqui a programação completa.

O Dia Internacional dos Museus foi instituído em 1977, pelo ICOM (Internacional Council of Museums) e é celebrado em todo o mundo no dia 18 de Maio.

Por Elsa Furtado 
Fotos C&H

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.