Escritaria Homenageia Manuel Alegre

O Festival Literário Escritaria, está a decorrer em Penafiel até 27 de outubro. A edição de 2019 homenageia Manuel Alegre, «Poeta da liberdade, da resistência, mas também clássico».

Depois de Urbano Tavares Rodrigues, José Saramago, Agustina Bessa-Luís, Mia Couto, António Lobo Antunes, Mário de Carvalho, Lídia Jorge, Mário Cláudio, Alice Vieira, Miguel Sousa Tavares, Pepetela, este ano é dedicado a um autor ligado ao universo da poesia, Manuel Alegre.

O Festival conta com diversas iniciativas, desde teatro, animação de rua, exposições, apresentação de livros, cinema e música.

Vários atores vão interpretar em vários cantos e recantos da cidade textos de Manuel Alegre, ao mesmo tempo que as fachadas dos edifícios e muitos outros locais da cidade vão exibir a sua obra e torná-la até “portátil” em caixas de leitura, sign floors, e muitos outros objectos, que com textos de Alegre podem ser levados para casa e partilhados com família e amigos.

Do programa, destaque para a Conferência de Imprensa com Manuel Alegre, hoje, seguida do descerramento da escultura e frase do autor homenageado. Nos dias seguintes, Manuel Alegre vai à Escola e no dia 26 está agendado o lançamento de Os Sonetos, de Manuel Alegre. O festival termina com a conferência “Obra de Manuel Alegre” e sessão de autógrafos.

O Festival conta ainda, entre outras iniciativas, com apresentação do vencedor “Prémio Literário Germano Silva” e anúncio do vencedor do concurso “Escritaria à Mesa”, no dia 25 de outubro, bem como a atribuição do Prémio de Jornalismo – Categoria Carreira, no dia 27 de outubro.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.