Escritaria 2020 Homenageia Mário Zambujal

O festival que se dedica a homenagear um escritor vivo de Língua Portuguesa decorre de 18 a 25 de outubro, em Penafiel. A 13ª edição da Escritaria é dedicada a Mário Zambujal.

A iniciativa que homenageou já a vida e obra de José Saramago, Agustina Bessa-Luís, Mia Couto, Miguel Sousa Tavares e Manuel Alegre, entre outros, dedica a edição 2020 ao autor da Crónica dos Bons Malandros.

«Mário Zambujal é autor de textos para televisão e teatro. Foi jornalista de A Bola, de O Jogo, subchefe de redação de O Diário de Lisboa, Chefe de Redação de O Século, diretor-adjunto do Record, diretor do Mundo Desportivo e dos semanários Se7e e Tal & Qual, subdiretor do Canal 2 da RTP e apresentador de diversos programas de televisão.

Além de Crónica dos Bons Malandros, cuja rodagem para televisão está a decorrer com a realização de Jorge Paixão da Costa, outros livros têm conquistado diversas gerações de leitores:
Histórias do Fim da Rua, À Noite Logo se Vê, Fora de Mão, Primeiro as Senhoras, Já Não se Escrevem Cartas de Amor, Uma Noite Não São Dias, Dama de Espadas, Longe é um Bom Lugar, Cafuné, Serpentina, Talismã, Romão e Juliana, Então, Boa Noite e Rodopio, o seu mais recente livro, irão emprestar personagens às ruas de Penafiel.»

A programação contempla conversas, apresentações de livros, exposições, arte de rua, teatro e música, com os principais momentos a serem difundidos via streaming.

Destaque para a Apresentação do livro Escritaria 2019 – Manuel Alegre, Homenagem à Vida e Obra, por Alberto S. Santos, no Jardim do Auditório do Museu Municipal, no dia 21 de outubro e o descerramento da Escultura e da Frase de Mário Zambujal, no dia 23 de outubro, pelas 12h00, no Jardim do Calvário, bem como a inauguração da Arte Pública, pelas 12h30.

No dia 24 de outubro, às 11h00, decorre a inauguração da exposição Mário Zambujal: o retrato possível de um “bom malandro”, com ilustrações de Bruno Santos, seguida de leituras encenadas pela Troupe Palavras Vivas e Fernando Soares, com momento musical de José Torres. O dia ficará também marcado pelo lançamento da reedição de Uma Noite Não São Dias, de Mário Zambujal, com apresentação de António Vaz Pato e Cristina Ovídio.

No ano em que Penafiel celebra 250 anos de elevação a cidade, a Escritaria homenageia igualmente a vida do jornalista Fernando Alves que celebra, este ano, 50 anos de carreira na rádio,

Todas as iniciativas são de participação livre e gratuita, com uso de máscara obrigatório e cumprimento obrigatório das medidas constantes do Plano de Contingência Escritaria 2020.

A lotação é limitada aos lugares disponíveis, com limitação de entrada e circulação
após o início das sessões.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.