Escape Team – Será Que Vai Conseguir Fugir?

Reportagem de Tânia Fernandes e António Silva

escape_team01[dropcap]T[/dropcap]rancaram-nos num quarto e tínhamos uma hora para sair. Tic tac… Como? Tic tac… Por onde? Tic Tac… Um cadeado a fechar uma gaveta, mas qual o código para o abrir? Tic tac…

O Escape Team é um dos mais recentes escape games da cidade e a garantia de um bom momento de diversão, para um grupo de amigos. Sigam as pistas, decifrem os enigmas e procurem a saída, que o jogo é desafiante.

Os escape games são muito populares entre os estudantes, mas também poderosas ferramentas de team building utilizadas pelas empresas na consolidação de relações. Consistem em jogos de aventura reais. Neste caso, uma equipa de 2 a 5 elementos é trancada num quarto e tem uma hora para fugir. Não são dadas grandes orentações e são os próprios que, uma vez trancados, têm de perceber de que forma podem sair. Sempre com a pressão do tempo.

As respostas encontram-se todas à vista e a dificuldade está em relacioná-las corretamente, com capacidade para distinguir o que é uma pista dos simples elementos decorativos do espaço. Uma coisa é certa, todos os passos têm uma razão lógica. Não é necessária grande força fisica, mas torna-se útil alguma destreza manual. Nada aqui é assustador ou aterrorizador. O trabalho em equipa é essencial e algumas vezes não há uma forma única de ultrapassar um desafio. O espirito criativo dá origem a improvisos que podem resultar eficazes. Os jogadores são observados do exterior, através de câmeras e têm um intercomunicador com o qual podem estabelecer contacto com o exterior, se necessário.

De acordo com Carolina Aguiar da Escape Team, o sucesso da conclusão deste jogo tem também a ver a com experiencia prévia neste tipo de desafios. “Há pessoas que, se percebe, vêm com o mind-set já formatado para este tipo de indícios e têm maior facilidade em ultrapassar os obstáculos”. No caso do Escape Team, a grande diferença é o próprio espaço, que permite grupos maiores. “Temos duas salas exatamente iguais montadas, o que permite logo que haja duas equipas a jogar em simultaneo, ou seja, 10 jogadores”. A área de receção dos convidados, onde é dado o briefingtambém, é ampla, o que faz com que já tenham recebido grupos maiores, e com recurso a catering, prolongado a experiencia a vários grupos, enquanto promovem também o convivio entre todos os elementos do grupo.

O preço, para 5 pessoas, é de 70 euros e ajusta-se ao número de participantes. Não há restrições de idades, e até já realizaram festas de aniversário para crianças, convém no entanto, haver pelo menos um adulto a integrar o grupo.

Nunca uma hora passou tão rápido, de tal forma nos encontrámos absorvidos em decifrar puzzles. Estreantes na matéria, não conseguimos no entanto, uma fuga bem sucedida. A diversão é garantida!

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.