Barcelona
Reportagem de Clara Inácio, Teresa Leal e Elsa Furtado (Fotos)

Apesar do frio que se faz sentir nesta altura do ano vale a pena vestir um bom casaco, um gorro, umas luvas e partir à descoberta da cidade de Barcelona. Se possível junte à bagagem calcado confortável e prepare-se porque mesmo que já conheça a cidade existe muito para descobrir. A sugestão vai para uma escapadinha cultural onde se pode regalar a descobrir os Mil Segredos entre a Idade Média e Gaudi, sem dúvida o grande escultor desta cidade mágica e encantadora, banhada pelo Mediterrâneo.

barcelona_ef-032A oferta cultural em Barcelona é vasta e rica, não é uma cidade que se conheça de uma só vez, é para ir descobrindo, aos poucos….E é uma cidade especial pois quando partimos vamos com a sensação de que fica sempre um bocadinho para conhecer na próxima vez. Por aqui podem-se realizar diferentes roteiros, que devem ser preparados com antecedência para rentabilizar o tempo. Cada roteiro permite o obter visões e vivências muito diferenciadas. Desta vez vamos propor três roteiros para três experiênciais diferentes na mesma cidade.

Parta à descoberta do núcleo romano de Barcelona, das suas muralhas e os demais vestígios descobertos e preservados no Museu de História de Barcelona – MUHBA Templo de Augusto. Aqui pode caminhar por cima da velha cidade romana preservada até hoje e posta à nossa disposição – Pare para apreciar os mosaicos, as inscrições e artefactos que sobreviveram até hoje.

Mas a rota do Roteiro Romano não fica por aqui, completa-se partindo da Plaça del Rei MHCB – estação arqueológica passando por alguns destes pontos essenciais: Carrer del Paradis – templo romano; Pati d’en Llimona – muralha e porta romana; Carrer Vell – muralha e porta romana; Praça Traginers – conserva a torre circular de defesa; Carrer Baixada do Caçador – muralha e torres de defesa; Carrer Sots-tinent Navarro – muralha e torres de defesa; Praça Ramon Berenguer el Gran – muralha e torres de defesa; Carrer de la Palla – muralha e torres de defesa; Praça Nova – Aqueduto e porta da muralha; Carrer Durani Bas – aqueduto romano e termina na Praça Vila de Madrid, com a via sepulcral romana.

This slideshow requires JavaScript.

Deixando a rota histórica, entramos no Roteiro Gaudi. Em Barcelona é obrigatório visitar as obras mais emblemáticas deste génio que sob influência naturalista – a natureza é a chave da sua obra – moldou Barcelona de um modo muito peculiar e original – vá até à casa Batló, a La Pedrera (Casa Milà), ao Parque Güell, a Casa Vicens, ao Palácio Güell e à Igreja da Sagrada Família – e permita-se sentir avassalado. Gaudi hoje venerado e adorado foi considerado um louco na sua época, tendo sido ridicularizado. Güell foi o seu mecenas, que lhe encomendou o Parque Güell, o Palácio Güell, as Adegas Güell, os Pavilhões Güell e a Cripta da Colônia Güell.

Se ainda acha que não viu tudo, tem razão. Prepare-se para o Roteiro Mundano de Barcelona. Por aqui, outro ponto obrigatório de visita é o núcleo da Cidade Velha que está dividido em quatro partes: El Raval, durante muitos anos conhecido como o Bairro Chinês e que nasceu da ampliação das muralhas medievais da cidade; o Bairro Gótico, o núcleo mais antigo da cidade e seu centro histórico. O estilo gótico predominante nas construções tem o seu expoente máximo na Catedral de Barcelona e na Igreja de Santa Maria do Mar; Sant Pere, Santa Caterina e la Ribera são outro núcleo e La Barceloneta.

This slideshow requires JavaScript.

Aproveite para desfrutar da cidade calcorreando as suas amplas avenidas e ruas, caminhando em direcção a Las Rambls, desça ao Mercado La Boqueria, onde fará uma viagem inesquecível pelas cores das frutas e pela variedade dos legumes. Conheça a riqueza das bancas do peixe e do marisco, a diversidade dos frutos secos, do presunto, das carnes e de diversas utilidades para o lar. Poderá ainda degustar um belo almoço no restaurante do mercado ou numa das múltiplas “tendinhas” existentes. Não se irá arrepender.

Depois das forças retemperadas caminhe até à Igreja Santa Maria del Pi, visite a Catedral, o Palácio de Musica Catalã, desça até à Praça St. Jaume, onde apreciará a Câmara Municipal e caminhe até à Praça Real e daqui vá ao Palácio Guell.

barcelona_ef-042

Pode aproveitar para ir a um dos El Corte Inglés existentes em Barcelona, como a lojas de renome internacional como é o caso da Cartier, da Tiffany´s, Luís Vitton, Hugo Boss, Purificacion Garcia, Loewe, Adolfo Domínguez, todas localizadas na zona do Passeio da Grácia.

Esta é uma época especial para visitar a cidade. Por aqui o Natal é vivido intensamente pois a cidade fica colorida com as iluminações das ruas, com o colorido das montras e com as diversas feiras de Natal. As ruas anima-se com as decorações características, ricas numa mistura de verde e vermelho, com árvores de Natal, presépios completos, ou as suas figuras avulsas e enfeites diversos.

Informações Úteis:

Como ir: TAP, IBERIA, VUELING – à partida de Lisboa
Moeda: Euro
Língua: Catalão e Castelhano
Horário: Barcelona tem uma hora a mais que Lisboa

O C&H viajou a convite da easyjet

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.