Efteling – Um Mundo De Diversões Inspirado Em Contos De Fadas Na Holanda

Reportagem de Tânia Fernandes  (Texto e Fotos)

Pinoquio

O Pinóquio é o mais recente conto a entrar na área da Floresta de Histórias de Encantar do Efteling, um dos maiores parques de diversão da Europa, localizado em Kaatsheuvel, no sul Holanda. Esta é a 29 estória interativa que integra este parque dedicado a contos de fadas, lendas e mitos sobre os seres que habitam a natureza. 

Os visitantes vão poder ter contacto com o conto italiano de Pinóquio e Geppetto através de três cenas: o peixe gigante que engoliu os personagens, a raposa e o gato que desviaram o menino do bom caminho e a oficina de Gepetto. O já longo longo percurso desta área do parque conta, entre outros, com Hansel & Gretel, O Lobo e os Sete Cabritinhos e A Branca de Neve.

Efteling
Efteling

A área ao ar livre mais indicada para crianças é extensa, mas há um universo interior muito especial, que vale a pena incluir na visita, independentemente da idade: o Droomvlucht. É uma viagem a um mundo mágico de sonhos repleto de criaturas especiais da natureza. A partir de pequenas cabines visitam-se castelos no ar, florestas habitadas por trolls, parques de fadas e outras pequenas maravilhas.

Na área de atrações, a mais recente novidade para quem gosta de fazer subir a adrenalina chama-se Baron 1898 e propõe uma descida vertiginosa. Integra a área  de Aventura (denominado por Ruigrijk), onde existe a maior concentração de montanhas russas do parque: a Python (com vários loops), a Joris en de Draak (dupla, construída sobre estreitura de madeira) e a De Vliegende Hollander (que termina com a entrada do barco num dos lagos do parque). Em matéria de emoção, ainda que em dose mais ligeira, encontra-se ainda no parque a Vogel Rok (uma viagem cheia de emoção feita às escuras) e o Bob (uma versão coletiva do desporto de neve bobsleigh).

Se o motivo é arrepios, é seguir na direção da casa assombrada Spookslot e avançar sem medos. Se possível… Inesquecível é a visita à Vila Volta, uma espécie de casa louca que foi distinguida em 2012 pelos TEA Award (Themed entertainment internacional association of amusement parks and attractions) como Outstanding Achievement. Trata-se de uma casa que transmite a ilusão de girar sobre si mesma e que baralha os sentidos de quem lá entra.

Nos dias de maior calor, vão saber bem os salpicos de água (ou mais que isso) que se podem apanhar na Piraña. Esta atração consiste num circuito de rafting, que leva os visitantes a descer um rio com alguma turbulência, ladeado de cascatas de água.  O passeio é feito a bordo do barco pneumático, que percorre paisagens recriadas ao estilo sul americano.

Também na água, mas com maior tranquilidade, seguem os barcos da Gondoletta. O longo passeio à volta do lago do parque permite apreciar a paisagem verde, as flores e as pequenas réplicas das casas e moinhos holandeses. Perto deste cais de embarque há uma outra atração que segue noutra direção: o céu. Trata-se do Pagode, um templo tailandês que descola do solo e permite ter uma vista panorâmica de todo o recinto, em apenas alguns minutos.

Há espetáculos a decorrer ao longo do dia, no Raveleijn Park Show. No auditório ao ar livre é possível seguir a história, ao vivo, de cinco cavaleiros que um dia conseguem libertar uma pequena vila do domínio do opressor Olaf Grafhart e o seu monstro de cinco cabeças. Como em todas as histórias de encantar, não podia faltar uma princesa e um dragão que cospe fogo.

Aquanura é outro dos espetáculos a que se pode assistir, em várias sessões, durante o dia. Tem lugar no lago em frente ao Palácio da Fada Morgana e consiste numa combinação de água, música e sons. Durante cerca de 10 minutos o movimento é proporcionado por jatos de água sincronizados, muitos dos quais comandados a partir dos quatro sapos gigantes que “habitam” neste lago.

No outono deste ano, estreia mais um musical: O Gato das Botas. Trata-se da 14ª produção do Efteling e é falado em holandês.

A área central do parque encontra-se em renovação. O Efteling prepara-se para a celebração do 65ª aniversário  a 31 de maio de 2017 e prevê abrir uma nova atração: “Symbolica: o Palácio da Fantasia”. Será mais uma viagem a um universo encantado, à semelhança de Droomvlucht ou Fada Morgana. Um espaço dominado pela fantasia em que o anfitrião é Pardoes the magic Jester. Entrarão numa carruagem ocupada por seis pessoas, mas haverá uma decisão coletiva a tomar: vão ter de escolher um dos três caminhos a fazer no palácio, cada um a oferecer uma aventura interativa única.

Efteling
Efteling

A entrada diária no parque custa 38,50 euros por pessoa. As crianças até aos 4 anos têm entrada gratuita. O parque encontra-se aberto durante todo o ano. No verão, funciona no horário entre as 10h00 e as 20h00.

O Efteling conta também, no seu espaço, com um hotel (com 122 quartos), apartamentos e casas com diferentes tipologias (num total de 1550 camas), um campo de golf (18 buracos) e um teatro.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.