Eduardo Madeira e Manuel Marques aos tiros no Teatro Tivoli BBVA

tiro_queda_01Tiro e Queda é um espetáculo de teatro divertido, burlesco mas não fantasista, que nos toca pela leveza das piadas sobre as coisas em que nos revemos, porque acontecem no quotidiano de cada um de nós. Absorve-nos pelo interesse constante do conteúdo da conversa entre Edi (Eduardo Madeira) e Manecas (Manuel Marques). O texto é de Eduardo Madeira e Filipe Homem Fonseca e a encenação de Sónia Aragão. A música é de Bruno Vasconcelos e Nuno Rafael.

Assistimos a momentos de nervosismo, pelo medo e anseio que invade o estado de espírito dos polícias ou assassinos(?!). Em palco estão apenas dois atores que esperam a chegada de alguém, sem hora marcada, para matar, a partir de um telhado/topo de um prédio. Entretanto, vão conversando. O texto é hilariante pela diversidade de temas que aborda, desde arte, saúde, futebol, sexo, família, política até sentimentos de ciúme, desespero, tentativa de suicídio e arrependimento sobre o que acontece na vida dos atores, de dia para dia, de mês para mês, de ano para ano, chegando à atualidade. As redes sociais (os “likes” e as “selfs”), as séries televisivas, os reality show  estão no topo da conversa e ela seduz-nos porque também nós somos atores nesta realidade. Tudo é questionado. Os problemas de saúde (as depressões) no mundo, e a capacidade para os controlar. Os cérebros que estão todos a sair do país, mas para os quais temos soluções, tal como o empreendedorismo, as start-up e os flash-flow.

Cantam, num registo perto do musical da Broadway, o bonito, leve e revigorante tema “Se só tivesses uma bala em quem davas um balázio?”
São 90 minutos que nos deixam presos do início ao fim a uma conversa inicialmente desconcertante e depois empolgante, enquanto esperamos a chegada da vítima que se há-de aproximar do prédio.

Somos surpreendidos pelo desfecho, porque gostámos e queremos que a conversa não termine!Uma comédia sobre a condição humana que surpreende todos os dias e proporciona momentos maravilhosos de amor e amizade.

This slideshow requires JavaScript.

Tiro e Queda  é uma produção da UAU, em cena no Teatro Tivoli BBVA, de quinta-feira a sábado, às 21h30 e ao domingo às 16h30. Os bilhetes custam entre 12 e 18 euros. Às quintas-feiras, têm preço único de 10 euros, sem marcação de lugar.

Reportagem de Isabel Pedrosa, fotografias cedidas pela UAU

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.