Edições PIM! Reeditam O Mistério Da Rua Saraiva De Carvalho 100 Anos Depois

Reedições são uma constante no mundo editorial, mas há algumas que têm um cariz muito especial, sendo por isso mesmo motivo de notícia, é o caso de O Mistério da Rua Saraiva de Carvalho, recentemente reeditada pelas PIM Edições.

O lançamento assinala os 120 anos do nascimento de Reinaldo Ferreira e o centenário da publicação original d’O Mistério da Rua Saraiva de Carvalho, com reprodução integral do texto impresso nas páginas do desaparecido jornal O Século, da autoria do mítico Repórter X.

A edição inclui uma reveladora introdução de Joel Lima, o mais conhecedor estudioso da obra do Repórter X, com o intuito de iluminar as origens obscuras da carreira literária de um autor pioneiro no género policial.

A 11 de junho de 1917, a edição da noite do diário O Século publicava, com honras de primeira página, uma carta assinada por um tal «Gil Góis», a dar conta de um «facto misterioso» que testemunhara na madrugada anterior: «três homens, completamente embuçados, saíam de um velho prédio desabitado que há na Rua Saraiva de Carvalho, transportando, com a dificuldade que denuncia o peso, um grosso volume de forma humana embrulhado em panos».

Os leitores aderiram em massa àquela narrativa inverosímil (real ou inventada?), que, durante seis meses, alimentou teorias e fez esgotar tiragens. O tão badalado folhetim foi o primeiro a sair da pena delirante e fecunda de Reinaldo Ferreira, então com uns precoces 19 anos e muito longe ainda de se transformar no célebre Repórter X.

Uma leitura empolgante, mesmo em pleno século XXI e 100 anos depois, numa edição ilustrada com fotografias e desenhos originais, com 336 páginas, e um preço de venda recomendado de 16,60 euros.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.