Doutora Tiradentes – A História Sinistra que as Crianças Vão Adorar

Doutora TiradentesDoutora Tiradentes, o livro de David Walliams, editado no nosso país pela Porto Editora acaba de chegar às lojas e será, de momento, a mais divertida história de terror para o público juvenil. Humor negro, muito bem conseguido, que deixa os leitores a rir à gargalhada.

O livro conta-nos a estória de Alfie, um rapaz que vive apenas com o pai retido numa cadeira de rodas. O nosso herói nunca conheceu a mãe, que morreu no momento do seu nascimento. Há seis anos que Alfie não põe os pés no dentista, depois de uma experiência traumática, relatada de forma hilariante logo no primeiro capítulo. Acumulado com uma péssima alimentação, o resultado é uma boca medonha! Até que aparece uma nova dentista na escola e há alguma coisa de verdadeiramente estranho com o seu comportamento… a pasta de dentes que ela lhe oferece é capaz de derreter pedra, para além de coisas ainda piores.

Doutora TiradentesO melhor mesmo, é pegar no livro e começar a desvendar o reboliço que tomou conta da cidade. Crianças que deixam os dentes debaixo da almofada para a Fada dos Dentes, à espera de um presente, acordam e encontram… uma lesma morta, uma aranha viva, centenas de pulgas aos saltos na cama! Algo de muito maléfico espreita nas sombras.
O autor brinca ainda com a linguagem, deixando no texto, devidamente assinaladas, muitas palavras que criou e não existem na realidade. O livro tem muitas ilustrações, com grande sentido de humor, o que faz com que os miúdos o adorem.
Avozinha Gangster é o anterior êxito de David Walliams, que já havia cativado os leitores em Portugal. De forma muito divertida relata-nos a história de uma avozinha aparentemente convencional mas que, afinal de contas, tem um hobby muito próprio: assaltar joalharias.

Até há poucos anos conhecido apenas como comediante e membro do júri do programa televisivo Britain’s got talent, David Walliams transformou-se num autor cuja popularidade tem tido um crescimento exponencial: os seus livros venderam mais de 4 milhões de exemplares desde 2008 e está já traduzido em 42 línguas. Foi também distinguido em três ocasiões com o único prémio inglês decidido por crianças, o The Red House Children’s Book Award.

O livro já se encontra à venda nas livrarias, a tradução é de Rita Amaral e o PVP é de 15,50 euros.

Por Elsa Furtado

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.