Dormir Com As Estrelas É A Nova Proposta Do Exploratório Em Coimbra

O Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra propõe uma nova atividade para os seus visitantes mais novos: uma noite cheia de ciência e com muitas surpresas e a possibilidade de dormir uma noite debaixo das estrelas no espaço Hemispherium. Dormir Com As Estrelas, atividade destinada a crianças entre os 6 e os 12 anos, que queiram viver uma experiência única, tem estreia marcada para 23 e 24 de março, na noite de sábado para domingo (entre as 21h00 de sábado e as 10h00 de domingo), e terá novas edições nos fins-de-semana próximos dos solstícios e equinócios durante todo o ano de 2019.

A estreia acontece agora a propósito do equinócio de Primavera. E, enquanto o sono não chega, o desafio gira à volta da experimentação de ciência e do céu estrelado, com os miúdos a poderem fazer observações astronómicas a que se somam histórias (inventadas ou não). Assim que o Sol nascer, os mais madrugadores podem saudá-lo, mesmo antes de um pequeno-almoço (g)astronómico!

A despertar uma “enorme expetativa”, mesmo entre a equipa que preparou cuidadosamente todo o programa desta nova proposta, de acordo com Catarina Reis, um dos três elementos responsáveis pela direção do Exploratório, Dormir com as Estrelas “pretende disponibilizar uma experiência aliciante e única em toda a região Centro” às crianças e jovens aos quais se destina, mas também às suas famílias.

Em 2019, nos fins de semana mais próximos dos Solstícios e Equinócios, estão agendadas quatro sessões – 23 e 24 de março, 22 e 23 de junho, 21 e 22 de setembro e 21 e 22 de dezembro.

A atividade inclui ceia e pequeno-almoço para todos os participantes, tendo uma lotação máxima de 20 participantes. O preço é de 45 euros (10% de desconto para irmãos). As inscrições estão abertas: visitas@exploratorio.pt ou 239 703 897

Programa:
21h00: Sejam bem-vindos! Vamos explorar as estrelas! (atividades experimentais). As estrelas aqui tão perto… (observação com telescópios). A ciência dá fome! (pausa para ceia). Está na hora de vestir o pijama e fazer a cama! Cá dentro também há estrelas (observação astronómica no Hemispherium).
00h00: Entre sonhar e dormir, entre dormir e sonhar (histórias inventadas e não só!). O sono já está a chegar… Já são 06h31! Quem quer ver nascer o Sol? (opcional para os mais madrugadores!).
8h00: Está na hora de acordar! As estrelas também se comem! (pequeno-almoço (g)Astronómico). Acordar e alongar debaixo das estrelas (exercícios inspirados nas técnicas de yoga).
10h00: Bom dia pais! Até já Exploratório!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.