As Aventuras e Desventuras de Don Giovanni no Teatro Thalia em Lisboa

Reportagem de Elsa Furtado (Texto) e Sara Santos (Fotos)

DonGiovanni-9[dropcap]N[/dropcap]ão é noite de gala, nem de festa nos jardins do Conde de Farrobo, na Quinta das Laranjeiras, em Lisboa, mas bem que poderia ser, no palco do romântico teatro Thalia apresenta-se Don Giovanni ou o Imorigerado Imortal.

Ao contrário do habitual na cidade, nomeadamente nesta Capital quente e às vezes um pouco abafada, em que quase todos rumam ao litoral e às praias, nas Laranjeiras pode-se ver teatro nas noites de quarta a domingo.

A peça, uma trágico-comédia, traz-nos as aventuras e desventuras de um dos maiores sedutores de todos os tempos: Don Giovanni ou Don Juan, consoante a nacionalidade que se quiser atribuir.

Nesta versão, conhecemos Don Giovanni e o seu fiel criado Leporelo, depois surgem as belas mulheres: Dona Ana, Dona Elvira e a donzela Zerlina, completam o grupo Don Otavio (noivo de Dona Ana) e o modesto Maseto (comprometido com Zerlina).

Entre mentiras, ilusões, e promessas de amor, roubam-se beijos, “a virtude” das damas e até a vida de um nobre. Mas quem será o culpado? Don Giovanni é conhecido por ser mentiroso, e sedutor, mas será também ele assassino?

É isso que vamos descobrir mesmo no fim da peça. Para além da revelação, o encenador promete ainda uma outra surpresa. No final, fica o aviso “Nada é o que parece! …”

DonGiovanni-10

A dar corpo e vida a estas personagens seculares estão alguns atores bem conhecidos do grande público, como Ângelo Rodrigues Don Giovanni), Liliana Santos (Dona Ana), António Machado (Leporelo), Júlia Belard (Zerlina), Carol Puntel (que com a sua voz notável dá a vida a Dona Elvira), Tiago Costa (maseto) e Sérgio Moura Afonso (Don Otavio), que em palco são acompanhados pela música de Mozart, harmoniosamente interpretada por dois violinos e um violoncelo, pelo Alis Ubbo Ensemble.

Encenada e adaptada por Paulo Sousa Costa, esta nova versão da Yellow Star Company tem por base as obras de Lorenzo da Ponte, Tirso de Molina, Molière, António Patrício, José Saramago e Natália Correia.

Surgidas as primeiras referências literárias no século XVII (O Burlador de Sevilha de Tirso de Molina em 1630, embora haja rumores de já existir em 1615), e vários séculos depois, este personagem continua a dar muito que falar e origem a algumas polémicas. Entre as suas origens pouco esclarecidas (espanhol ou italiano), realidade ou mito, amante ou doente compulsivo, a verdade é que Don Giovanni ou Don Juan é e sempre foi inspirador de inúmeros autores, pintores, músicos, encenadores, realizadores e até estilistas.

[satellite auto=on caption=off thumbs=on]

 

Don Giovanni, ou O Imorigerado Imortal pode ser visto de quarta-feira a domingo, às 21h30, no Teatro Thalia, nas Laranjeiras, até 6 de setembro. Os bilhetes,custam 15 euros, e estão à venda no local e locais habituais.

Uma peça bem disposta, ideal para as tórridas noites de verão, tal como as paixões de Don Giovanni.

 

 

 

Artigo anteriorEurowings Vai Voar Para Novos Destinos
Próximo artigoFeira de Grândola Arranca Dia 25

Leave a Reply