Dia Mundial do Teatro – Comemorações de Norte a Sul do País (Atualizado)

Até comprava o teu amor ®TUNA_TNSJ

É já esta quinta-feira, dia 27 de março, que se celebra mais um Dia Mundial do Teatro. O C&H deixa -lhe aqui alguns dos eventos de como a Arte de Molière vai ser assinalada, de norte a sul do país.

Porto

O Teatro Nacional São João, no Porto, aproveita o 27 de março para se mudar para o Palacete Pinto Leite. Aqui, de sala em sala, os espetadores poderão assistir a Até Comprava o Teu Amor (mas não sei em que moeda se faz esta transação). Coprodução com o Teatro do Vestido, a peça centra-se nas possibilidades e impossibilidades do amor num contexto em que tudo o resto parece faltar.

diamundialteatro_atecompravaoteuamorJoana Craveiro assina os textos e a direção, estando a interpretação a cargo de Daniel Pinto, João Paulo Serafim, Miguel Bonneville, Rosinda Costa, Simon Frankel, Tânia Guerreiro e Victor Hugo Pontes. Até Comprava o Teu Amor está em cena até 6 de abril, podendo ser visto de quarta a domingo, às 21h30. Os bilhetes custam 12 euros e estão à venda nos locais habituais.

Lisboa

A Mala Voadora leva Hamlet (O Mau Quarto) até ao São Luiz Teatro Municipal em 27 de março. Com direção de Jorge Andrade, a adaptação do clássico de Shakespeare resulta de testemunhos de quem conheceu o espetáculo original e o descreveu para que pudesse ser vendido a outras companhias, sendo apresentado por companhias mais pequenas e com atores a desempenhar vários papéis.

hamlet_malavoadoraFernando Villas-Boas assina a tradução e apoio dramatúrgico da peça, que tem no elenco Anabela Almeida, Carla Bolito, Carlos António, David Cabecinha, David Pereira Bastos, João Vicente, João Villas-Boas, Jorge Andrade, Manuel Moreira e Marco Paiva .

Hamlet (O Mau Quarto) pode ser visto na Sala Principal do teatro lisboeta, até 30 de março, de quinta a sábado às 21h00 e domingo às 17h30. Os bilhetes custam entre 12 e 15 euros e estão à venda nos locais habituais.

Atlas, de Ana Borralho e João Galante, é o espetáculo com que o Maria Matos celebra o Dia Mundial do Teatro. Em cena nos dias 27 e 28 de março, a peça coloca cem pessoas em palco, tentando “construir um Atlas da organização social humana, uma representação dos seres humanos através da sua função na sociedade em que se inserem”. Atlas tem início às 21h30 e a entrada é livre mediante levantamento de bilhete no próprio dia a partir das 15h00.diamundialteatro_atlas

diamundialteatro_museuteatroO Museu Nacional do Teatro, em Lisboa, celebra o dia 27 de março com dois espetáculos infantis: Um Sapato Especial, às 10h30 e O Príncipe Feliz, às 14h30.

O primeiro, a cargo da Companhia Cativar, com atores e fantoches, conta a história de um ursinho que vai aprender a divertir-se em segurança, destinando-se a crianças entre os 2 e os 8 anos. Já o segundo, pela Companhia Magia e Fantasia, centra-se na amizade entre uma andorinha e uma estátua, que fora outrora um príncipe, tendo como público-alvo maiores de 4 anos. A entrada é livre, mediante marcação para o email do museu.

A Porta ©ilustração de Mónica CidAs celebrações do Dia Mundial do Teatro começam no Teatro Nacional D. Maria II às 11h00, com a exibição de A Porta, na Sala Estúdio. A peça infantil assinada por José Fanha e encenada por João Mota terá outra exibição, às 16h00. Já às 13h00 e às 17h30, o Átrio do Teatro recebe No Tempo Em Que os Instrumentos Falavam, espetáculo interativo sobre a música do século XVIII. A interpretação está a cargo de Joana Amorim, Joana Bagulho e F. Pedro Oliveira.

O Trigo Limpo teatro ACERT apresenta, às 21h00 no Salão Nobre, 20 Dizer. José Rui Martins e Luísa Vieira convidam, neste espetáculo, a uma viagem poético-musical através das palavras de grandes escritores e dramaturgos. Quem passar pelo teatro lisboeta pode também visitar a exposição Lucien Donnat, Um Criador Rigoroso, aberta neste dia das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 16h30.

Ainda no âmbito do Dia Mundial do Teatro, José Neves lê Nossa Senhora da Açoteia, texto de Luís Campião, na Imprensa Nacional – Casa da Moeda, às 18h00. A leitura da obra conta com a presença do autor e de João Mota, diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II.

 

CamoesA Barraca celebra o Dia Mundial do Teatro não como uma peça, mas com um Encontro Imaginário com algumas figuras que irão falar sobre o teatro, a cultura e a sociedade. São elas Moliére, rei da comédia francesa; Camões, o maior poeta português de sempre que teve peripécias teatrais, e Ho-Chi-Minh, que comentará a importância do teatro de guerrilha durante a guerra do Vietname. Esta reunião inesperada acontece às 21h30 e os bilhetes custam 7 euros.

 

boeing_boeingA Fundação INATEL e o Teatro da Trindade assinalam a data com uma programa virado para a inclusão social e abertura do teatro ao público. Este chamado 4xT arranca às 15h00 com visitas ao edifício, com entrada livre sujeita a marcação prévia, que se estendem até às 19h00. O espetáculo Boeing Boeing será antecedido por visita ao palco destinada a invisuais e incluirá áudio descrição e linguagem gestual. No final da sessão, haverá a oportunidade de conversar com a respetiva equipa artística. Entre as 20h45 e as 21h15, junto ao teatro, haverá lugar a animação de rua a cargo da South River Jazz Band.

Oeiras

diamundialteatro_oeirasEm 27 de março arranca a 28.ª edição da Mostra de Teatro Amador de Oeiras. A decorrer até dia 17 de maio, o certame conta com 13 grupos participantes que mostrarão em diversas salas do concelho o trabalho desenvolvido ao longo do ano.

Eu é Que Sou o Primeiro, de Israel Horowitz é a peça de estreia do festival. Apresentado pelo Intervalo Grupo de Teatro, o espetáculo surge como “uma resposta ao problema fundamental de uma certa cultura americana que pôs em prática o impraticável e inocente ideal de que todos os cidadãos podem acabar em primeiro, desde que se esforcem o suficiente”. A peça, com encenação de Armando Caldas, pode ser vista no Auditório Municipal Lourdes Norberto, em Linda-a-Velha, no dia 27, às 21h30.

A entrada para este e restantes espetáculos da Mostra é livre, mediante lotação das salas.

Setúbal

diamundialteatro_tasDepois de um mês inteiro a celebrar o Dia Mundial do Teatro, o Teatro de Animação de Setúbal convida em 27 de março ao lançamento de Paris, Anos Sessente, livro de poesia da autoria de Carlos César. A iniciativa tem início às 21h30 e é seguida da projeção de Afirma Pereira, película inserida no ciclo dedicado ao teatro no cinema.

Nos dois dias seguintes, o Teatro de Bolso recebe a peça All You Need is Love, dos Capitão Ventura, às 21h30.

diamundialteatro_avis

Avis

Avis assinala o Dia Mundial do Teatro com várias peças, que sobem ao palco do Auditório Municipal Ary dos Santos, em 28 de março.A Ludoteca Municipal de Avis apresenta A Maior Flor do Mundo, história infantil de José Saramago, enquanto o Grupo de Teatro A Fantasia, de Ervedal, propõe Audição, excerto de Armando Rosa e Lucien Lambert. Já o Rasgo – Grupo de Teatro da Sombra Partilhada, de Avis, esse tem a seu cargo Valentin e Outros Assim. A iniciativa é organizada pelo município, em colaboração com as respetivas companhias e decorre a partir das 21h30.

Por Alexandra Gil

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.