Dia Mundial da Poesia em Lisboa assinalado com múltiplas atividades e concentração de “Pessoas”

pessoaO Dia Mundial da Poesia, que se assinala a 21 de março, vai ser celebrado na cidade de Lisboa com diversas iniciativas nos dias 21, 22 e 23, desde leituras de poesia, a concertos, e até a uma concentração de “Pessoas”, em homenagem a Fernando Pessoa.

No dia 21 de março, às 14h30, o Museu Nacional do Teatro recebe no seu auditório o ator Sinde Filipe, para uma leitura de poemas de Fernando Pessoa, Cesário Verde e Alexandre O’Neill, sob o tema O Ator, a Poesia e o Teatro, a partir das 14h30, com entrada gratuita.

No dia 22 de março, a Fundação INATEL celebra a poesia com a iniciativa Poesia em Pessoa, a partir das 15h00, com uma concentração de “Pessoas”, no Largo de S. Carlos, ao Chiado, sendo proposto aos participantes que se vistam como “um verdadeiro Fernando Pessoa”.

Da varanda da casa onde nasceu o poeta, no largo São Carlos, será lido pela atriz Dalila Carmo o inédito Manifesto pela Poesia, de Gonçalo M. Tavares, seguindo-se um cortejo de “Pessoas” em direção ao Teatro da Trindade, onde terá lugar um espetáculo dedicado à poesia, com abertura por Inês Pedrosa e a participação de personalidades como Paulo Pires, José Carlos Malato, Inês Castel-Branco, Maria da Fé, José Carlos Pereira, Filomena Cautela, João Didelet, Odete Santos, Jorge Pina, Maria do Céu Guerra, André Gago, Ângela Pinto, Sofia Aparício Diogo Dória, Fernando Ferreira, ou João Nuno Azevedo Neves.

jardim_poetas

A Fundação Inatel informa que “só os “Pessoas” terão livre acesso ao espetáculo no Teatro da Trindade, estando o acesso limitado à lotação da sala”.

Dia 23 de março, às 11h00, o Mosteiro dos Jerónimos celebra o Dia Mundial da Poesia e o início da Primavera com o Concerto Jardim dos Poetas, pelo Coro Regina Coeli, Lisboa, com música coral do Século XX e poetas dos dois lados do Oceano Atlântico.

Por Catarina Delduque

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.