Dia Mundial da Poesia: CCB assinala a data com Maratona de Leitura a Vitorino Nemésio

SeloDMP2014O CCB vai comemorar o Dia Mundial da Poesia, a 22 de março, com uma Feira do Livro de Poesia, um espaço para espontâneos: “Diga lá um poema”, oficinas e atividades e uma Maratona da Leitura, que este ano é dedicada a Vitorino Nemésio.

Às 11h00 é inaugurada a exposição Como as Cerejas, de Ilustração Infantil, no Foyer Sophia de Mello Breyner, com entrada grátis, à mesma hora abre também a Feira do Livro de Poesia, na entrada do Centro de Reuniões, no Piso 1, e que decorre até às 18h30. No corredor da Sala Fernando Pessoa estará o posto de venda de edições e publicações da Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

Ainda na parte da manhã vão ter lugar as oficinas “Provar as Cerejas” no Foyer Sophia de Mello Breyner, com Danuta Wojciechowska, Dulce Souza Gonçalves e Joana Paz que convidam os pais e filhos a partir dos cinco anos a visitar a exposição “Como as cerejas! “, num jogo de interpretação e criação. As oficinas vão continuar na Fábrica das Artes do CCB entre os dias 25 de março e 1 de abril.

Às 15h00 terá lugar no bengaleiro, no Piso 1, a iniciativa “Diga lá um poema”, com leituras em voz alta, e em que o púbico é convidado a declamar poesia frente a uma câmara, sendo as gravações passadas em diferido em ecrãs distribuídos pelo CCB, explica a organização do evento.

No Foyer do Grande Auditório no Piso 2 a Big Bander Júnior – Orquestra-Escola de Jazz vai realizar um concerto dirigido por Claus Nymark.

Na Sala Luís de Freitas Branco, no Piso 1, poetas e outras personalidades irão declamar poesia. Apresentado por Beatriz Batarda, De viva voz conta com as participações de António Carlos Cortez, Eduíno de Jesus, Filipa Leal, Luis Cristóvão de Aguiar, Margarida Vale de Gato, Miguel Manso, Nuno Júdice, Pedro Mexia e Urbano Bettencourt.

A Maratona de Leitura, dedicada a Vitorino Nemésio vai ter lugar na sala Fernando Pessoa, no Piso 2, e coordenada por Luis Lucas, vai contar com personalidades como Almeida Faria, António Carlos Cortez, Elisa Costa Pinto, Elisabete Caramelo, Fernando Pinto do Amaral, Guilherme d’Oliveira Martins, Ivo Castro, José Jorge Letria, Mafalda Viana, Maria Alzira Seixo, Vasco Graça Moura e Zeca Medeiros.

A homenagem a Vitorino Nemésio conta também com a transmissão do documentário Vitorino … Nemésio-Viagem, que aborda a personalidade única dentro desta personalidade da cultura portuguesa, realizado por Maria João Rocha.

A Casa da América Latina junta-se à programação do CCB, com um programa que inclui o lançamento da Antologia , Onze Poetas do Modernismo Hispano-Americano, Não (Edições), apresentado por Lauren Mendinueta, e com leituras por Ana Zannati e Pablo Javier L. Pérez, e da antologia Os Cinco Enterros de Pessoa, de Juan Manuel Roca, Editora Glaciar, com a presença de Juan Manuel Roca.

Em destaque estará a poesia de Juan Gelman, Álvaro Mutis, José Emilio Pacheco e Augusto dos Anjos e Jorge Valdés Díaz-Vélez e Marco Antonio Campos.

O concurso de poesia “Faça lá um Poema”, dirigido a escolas do 1º ciclo ao secundário vai ter a entrega de prémios nessa tarde, na Sala Sophia de Mello Breyner.

Texto de Catarina Delduque

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.