Dia Mundial Da Música Celebra-se Amanhã

Como já vem sendo habitual, o Dia Mundial da Música celebra-se no primeiro dia de outubro, e sempre com uma programação muito diversificada, um pouco por todo o lado.

No Porto,  no Teatro Nacional São João Catarina Molder vai apresentar o espetáculo Cinco Formas de Morrer de Amor, no qual apresenta um tema inédito de Luís Soldado inspirado em Rimbaud. O espetáculo faz uma “viagem” musical por cinco histórias, começando com a Chanson Perpétuelle de Ernest Chausson que nos fala de uma mulher que está prestes a suicidar-se e pede ao vento para avisar o seu amado de que vai morrer, ainda na esperança de que ele volte. A soprano vai estar acompanhada por um quarteto de cordas, e interpreta depois Serei só eu, de António Chagas Rosa, o canto da morte de Isolda que, em queda e ascensões contínuas, se quer unir ao seu amado Tristão. A récita tem lugar às 21h00, e os bilhetes custam entre 7,50 e 16 euros, e estão à venda no local.

Na Casa da Música a programa vai ser muito vasta e durante o dia todo. Destaque para o concerto de coros escolares e amadores – Canto Em Cada Canto, que vão atuar ao longo do dia na cidade e ao fim da tarde juntam-se na Casa da Música, onde encerram a festa com uma apresentação simultânea.

Em Lisboa, destaque para o concerto de Jorge Palma, às 19h00, no Centro Colombo, com entrada gratuita, e que conta ainda com as presenças de Pedro Vidal na guitarra elétrica e no banjo, Pedro Santos no baixo, Pedro Vasconcelos na bateria, e na guitarra acústica, hammond e piano, o filho de Jorge Palma – Vicente Palma. Do programa do concerto vão fazer parte temas de alguns dos melhores hits dos grandes músicos internacionais do século XX, fotografados e representados na exposição de Terry O’Neill – Faces of the Stars, patente no Colombo, como os The Rolling Stones, Beatles, Paul McCartney, entre outros.

Em Oeiras, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide, tem lugar pelas 18h00 um concerto da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras (OCCO) que dedica especial atenção aos intérpretes e compositores da mais nova geração em Portugal, e contará com Lourenço Sampaio, que interpretará duas obras para viola e uma peça encomendada ao compositor residente da OCCO para o ano 2016, Carlos Garcia, e ainda a famosíssima sinfonia de J. Haydn – A Surpresa. Os bilhetes estão à venda no local e custam 3 euros.

Em Palmela, no Cine-teatro S. João, tem lugar a Gala de Operetas, que viaja entre Viena e a Broadway, numa iniciativa da Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela. O espetáculo é dirigido pelo Maestro Pedro Ferreira, e tem início às 21h30. O programa inclui cenas das mais conhecidas operetas, contando com a participação da Banda de Música da Sociedade e a colaboração das sopranos Isabel Biu e Leonor Biu, do tenor Bruno Almeida e do barítono Luís Mayer Godinho.

Setúbal – Em destaque vai ser o UHF Sinfónico com a Orquestra Nacional De Jovens, no Fórum Musical Luísa Todi. António Manuel Ribeiro, António Côrte-Real, Cebola e Ivan Cristiano vão interpretar temas como “Cavalos de Corrida”, “Rua do Carmo”,” Menina que Estás à Janela”. O concerto está marcado para as 21h30 e os bilhetes estão à venda no local e online  e custam entre 12 e 15 euros.

No Algarve, mais concretamente em Tavira, Faro e Lagoa, é apresentado o programa 365 Algarve, entre as 15h00 e as 22h00. Este é uma programação cultural multidisciplinar, criada especificamente para o Algarve e que conta com o envolvimento das estruturas e artistas locais. Ao longo de um ano, mais de mil eventos de música, dança, teatro, performance, exposições, arte pública, animações de património, mostras, festivais, serão apresentados ao público. Destaque para Recital de Piano por Adriano Jordão, no Auditório Municipal de Lagoa, às 21h30. Sujeito a lugares limitados.

O Dia Mundial da Música foi instituído em 1975 pelo International Music Council, organização fundada pela UNESCO, e tem como objectivo levar música de todo o tipo a todo o tipo de pessoas, dentro dos ideais de paz e respeito fomentados pelo braço da ONU.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.