Dia Mundial Da Criança: Livros Para Os Mais Pequenos

O Dia Mundial da Criança está a chegar e o C&H e os P&T deixam-lhe aqui algumas sugestões de livros publicados recentemente para os mais pequenos.

Começamos com um clássico intemporal: O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry, numa nova edição da Guerra e Paz, fiel ao original mas acrescentando desafio e interatividade com os leitores. Uma edição, com tradução de Rui Santana Brito e Manuel S. Fonseca, em que o leitor passa de espetador a ator.

À primeira vista, é um livro muito simples. Um principezinho fala com um aviador em apuros e cativa-o. Mas que mensagem nos quererá transmitir esse viajante que, vindo de um asteroide, é tão semelhante a qualquer um de nós?
O principezinho é uma criança, um menino apenas, e conta histórias. Fala com rosas, fala com reis, fala com serpentes. São alegorias talvez, impregnadas da tristeza serena de quem anda à procura. Um principezinho e um aviador andam, no deserto, à procura.
A busca deles é o espelho da nossa procura diária, encantada ou desencantada, de um sentido para a vida. É por isso que O Principezinho não é um mero livro infantil, é um clássico para ler e reler em várias etapas da nossa busca diária.

Nas últimas 16 páginas do livro, há uma parte com perguntas, enigmas e desafios que os vão pôr em diálogo com as personagens e a obra.

O livro, de 152 páginas, está à venda por 9,90 euros.

Também publicado este ano, Fernão Não, Fernão Sim, dos autores Alexandre Honrado e Miguel Feio, com ilustrações de Patrícia Furtado, numa edição Planeta.

A aventura de Fernão de Magalhães e a sua volta ao mundo, numa altura em que se comemoram os 500 anos do início da viagem de circum-navegação, contada aos jovens leitores, com uma animada estória sobre Pedro Pulo, um menino que tinha o sonho de viajar e correr mundo, tal como fez o navegador português.

Vamos dar uma volta ao Mundo?

O livro inclui uma secção final com um resumo sobre os legados da Expansão que esta aventura marítima originou em Portugal e no mundo.

O livro, recomendado para crianças a partir dos 8 anos, tem 64 páginas e um preço de 13,90 euros.

Na segunda feira, dia 1, chega às livrarias nacionais o álbum ilustrado Os Vizinhos, da autora israelita Einat Tsarfati, com chancela Fábula (grupo 20|20).

O livro foi galardoado com prémio Ha-Pinkas, de Israel e está publicado em 15 países. Os Vizinhos traz aos jovens leitores, a estória de uma menina que vai subindo as escadas do seu prédio e imaginando o que se esconde atrás de cada porta ressoa de forma especial neste tempo que agora vivemos.

O meu prédio tem sete andares. Cada andar tem uma porta um pouquinho diferente. E atrás de cada porta se esconde uma surpresa. Enquanto sobe os andares do seu prédio, uma menina imagina o que está por trás das portas dos apartamentos de seus vizinhos. Será que a porta cheia de fechaduras pertence a uma família de saqueadores? E a porta com pegadas cheias de lama, pode esconder um tigre de estimação?

A intensidade da vida familiar em tempos de confinamento, a proximidade que se estabelece entre a vizinhança, apesar do medo e do isolamento, a curiosidade natural das crianças, o reduto da imaginação e a segurança das relações familiares saudáveis — são algumas das questões suscitadas por este livro premiado e aclamado pela crítica internacional.

O livro, de capa dura, tem 48 páginas e um preço de 13,99 euros.

Outra sugestão é o 13º título da série de BD Aventuras de Zé Leitão e Maria Cavalinho, A Invencível Vitória Carmim, de Pedro Leitão, com chancela Gailivro / LeYa.

Filipe Cavalinho Leitão vai com os pais, Zé Leitão e Maria Cavalinho, à consulta de rotina médica. Depois de saberem que está de boa saúde vão os três a uma esplanada para o filho comer um gelado de sabores naturais, sem adição de açúcar nem adoçantes artificiais. Na fila para os gelados, Filipe conhece a Vitória Carmim, uma menina que é sua grande fã desde a aventura do Leitão Azul. Os dois conversam e convivem e, apesar da Vitória não poder fazer esforços nem correr por estar doente, vai de mãos dadas com o novo amigo viver todas as aventuras e reviver todos os personagens de longa data do seu herói preferido de BD, Filipe Cavalinho. Uma história emocionante onde a boa disposição e a amizade vão vencer a doença da Vitória Carmim!

A Invencível Vitória Carmim, de 48 páginas, está à venda por 9,90 euros. O livro é recomendado para crianças entre os 7 e os 9 anos.

Da Porto Editora, o destaque vai para o terceiro volume de As Piores Crianças do Mundo, de David Walliams e do ilustrador Tony Ross.

O livro com dez contos hilariantes e terríveis promete apaixonar e divertir leitores de todas as idades. Os adultos vão estar gratos por estas crianças não serem da sua responsabilidade e os mais jovens vão rir-se desalmadamente do “verdadeiro desfile de horrores” que o autor dá a conhecer.

Zita Fita, que nunca passou a fase de bater os pés e berrar (utilizando toda a sua capacidade pulmonar) em fitas explosivas que desaustinam o mundo à volta; Fernão Fanfarrão, de cabeça inchada de cada vez que se vangloriava; ou ainda os trigémeos Huguinho, Zezinho e Luisinho, um verdadeiro terror ao cubo. Contos de arrepiar, sempre com bom humor e com lições de moral muito pouco convencionais… como já nos habituou David Walliams

Quando pensavas que era seguro voltar à tua estante… elas estão de volta.
Mas agora é pior… Muito pior!
Apresentamos-te AS PIORES DAS PIORES CRIANÇAS DO MUNDO!
Pousa o livro e FOGE! A sério!

Recomendado para crianças com mais de 10 anos, o livro de 288 páginas, está à venda por 15,50 euros.

E para terminar a nova coleção infantil, com chancela Gailivro / LeYa Mac B. Mini-Espião, da autoria de Mac Barnett e com ilustrações de Mike Lowery.

Missão Secreta é o primeiro volume da colecção que traz as aventuras de «um miúdo que parece igual a todos os outros da sua idade, mas, na verdade, ele é especial!», com muito mistério e humor. 

O Mac é o mais inteligente da turma. No seu tempo livre joga xadrez e também Kid Spy, o jogo de espiões, onde bate todos os recordes no seu Game Boy.

Um dia recebe uma chamada da rainha de Inglaterra para resolver o mistério de um roubo. Ele vai viajar para Londres, de lá para Paris e daí para Moscovo.

O livro, de 160 páginas, está à venda por 12,90 euros.

Boas Leituras!

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.