Dia Mundial Da Criança: Livros Para Os Mais Pequenos

Em Dia Mundial da Criança e coincidindo com a abertura da Feira do Livro de Lisboa, o C&H deixa-lhe aqui algumas sugestões de livros para os mais pequenos e jovens, o importante é ler.

Começamos pelos mais pequeninos e alguns lançamentos recentes da editora Jacarandá.

O Patinho Curioso é um livro interativo e muito divertido graças ao fantoche felpudo que dá vida ao personagem! Especialmente concebido para os mais pequenos, o livro apresenta uma breve história construída em rimas para momentos de partilha em família. Com o fantoche de dedo, cada página pode ser recriada como um pequeno teatro. À venda por 5,90 euros.

Os Animais da Quinta faz parte da colecção Os Meus Primeiros Livros de Som, da autoria de Christophe Boncens, tem cinco sons diferentes para ouvir e descobrir mais sobre os vários animais. Com ilustrações e fotografias tornando o ideal para pequenos leitores, estimulando por um lado a imaginação e por outro o reconhecimento dos animais. Cada página apresenta um conjunto de palavras no respetivo contexto, funcionando igualmente como um dicionário por imagens. À venda por 9,90 euros.

Toca e Brilha – Animais de Estimação é outra das novidades – é um livro com textos simples e em rimas para os mais pequeninos, bem como ilustrações vibrantes e texturas variadas para proporcionar interação e descoberta dos vários animais. À venda por 5,90 euros.

Os Meus 100 Primeiros Animais apresenta mais de 100 animais para descobrir e muitas abas para levantar, favorecendo assim maior interação, permitindo que a criança faça as descobertas por ela própria. À venda por 10,90 euros.

 

Para os meninos que já gostam de estórias, começamos com Zé Pimpão, O Acelera da autoria de José Jorge Letria e ilustrações de André Letria, do Clube do Autor. À venda por 12,50 euros (mais ou menos).

Zé Pimpão, O «Acelera» pretende sensibilizar as crianças para os perigos na estrada e as regras a seguir no meio rodoviário. Para isso José Jorge Letria conta através das suas rimas a história de um rapaz que anda de carro sempre ‘a abrir’!!

Da Alfaguara – Os Livros do Rei de David Machado e com ilustrações de Gonçalo Viana. À venda por 12,50 euros.

Os livros do rei é a história de um jovem príncipe que se vê obrigado a suceder ao seu pai quando este morre no grande terramoto que deitou a cidade abaixo. O príncipe era um grande sonhador e inspirou-se nas histórias que tinha lido para projectar uma cidade onde todos pudessem viver, sobreviver, sonhar e ser felizes. Os livros do rei é um inventário da luz e esperança encerrados nos livros e da lucidez contida no sonho de uma criança.

Damião a Toupeira Furacão de Anna Llenas é uma edição da Nuvem de Letras, à venda por 12,90 euros.

O Damião é uma toupeira muito irrequieta. Gosta de brincar e de aprender, mas o seu ritmo é demasiado para os amigos e para a escola, que muitas vezes o põem de parte por não o compreenderem.

Para as crianças mais curiosas e que gostam de ciência, O Meu Primeiro Livro de Astronomia
de Jamie Jobb, um livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura e ainda Ciência Com Balões de Etta Kaner, ambos da Gradiva Júnior.
Para uma faixa etária diferente, daqueles que já lêem e bem e gostam de aventuras e mistérios, porque não um livro, ou mais da colecção Sherlock, Lupin & Eu, editada pela Jacarandá?, à venda por 11,90 euros.
O Trio da Dama Negra da autoria de Irene Adler é uma boa sugestão para começar a ler a série.
Sherlock Holmes, Arsène Lupin e Irene Adler conhecem-se em Saint-Malo, por volta de 1870. Deveriam estar de férias, mas o destino trocou–lhes as voltas. Os três veem-se enredados num crime: um colar de diamantes desapareceu, um homem sem vida é encontrado na praia e uma silhueta escura insinua-se nos telhados da cidade. A polícia não sabe o que fazer. Alguém terá de resolver o mistério…
Da Gradiva, Jake Atlas e o Túmulo da Serpente Esmeralda, de Rob Lloyd Jones. À venda por 12 euros.

Imagine-se o Indiana Jones e o Missão Impossível juntos. Adicione-se gadgets q.b. e obtém-se uma leitura que é pura adrenalina. Os jovens leitores não vão querer parar de ler. Jake Atlas Saqueador de túmulos Caçador de tesouros Viciado em sarilhos . Pais aborrecidos, filhos aborrescentes, rotina diária – a receita certa para o desastre. o que pode salvar a família Atlas da implosão? Só se forem desastres a sério, tipo, apocalípticos, com pirâmides armadilhadas, templos submersos e uma organização secreta internacional especializada em roubar património mundial para o vender a peso de ouro a colecionadores sem escrúpulos. Bem, a verdade é que Jake abandona o seu vício de surripiar tablets, a irmã mostra o génio que a fazia vítima de bullying, e põem ambos os seus talentos ao serviço, iá, do bem. Ah, e os pais afinal não são assim tão aborrecidos. É que, além de arqueólogos, são uma espécie de Indiana Jones, para melhor. Vê lá mesmo se queres entrar no barco com a família Atlas. É que vais ficar agarrado e depois não dá para voltar atrás…

Da Jacarandá, Diário de uma Peste da autoria de Virginy L. Sam e Marie-Anne Abesdris. À venda por 11,90 euros.

Repleto de ideias divertidas e ilustrações a condizer, este livro promete chamar a atenção dos jovens leitores. A nossa Peste tem tanto de irreverente, decidida e engenhosa como não deixa de transparecer uma ternura e empatia com a qual qualquer jovem peste não pode deixar de se identificar. Um livro cheio de humor e dicas divertidas, nas quais não falta uma ponta de ironia e travessura, completo com ilustrações ao estilo de um verdadeiro diário de uma peste.

E ainda Eu e os Outros da autoria de Anna Vivarelli com ilustrações de Pedro Aires Pinto, editado pela Nuvem de Letras, à venda por 12,50 euros.

Só quando existe liberdade é que podemos afirmar-nos e reclamar a nossa individualidade e diferença – e aceitar a do outro. Compreender como se constrói e o que significa a sua ausência é saber quando devemos chegar-nos à frente e lutar por aquilo em que acreditamos, mas também a sermos tolerantes e construir um diálogo com outras formas de ser e de estar, diferentes das nossas. 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.