Dia Europeu do Enoturismo assinalado em Portugal com alguns eventos

insua_01O Dia Europeu do Enoturismo celebra-se já neste domingo, 9 de novembro e variadas são as iniciativas que o assinalam em diversos pontos do País.

A Casa da Ínsua, em Penalva do Castelo, por exemplo, associa-se à data com a realização de um jantar vínico, que contará com uma prova dos vinhos produzidos nos últimos dez anos. Do programa fazem ainda parte visitas à adega e ao Núcleo Museológico da Casa da Ínsua. No final do jantar, e como o S. Martinho está mesmo à porta, serão servidas castanhas acompanhadas da tradicional jeropiga. A lotação é de 40 pessoas e o custo de 37,50 euros.

Já o Concelho de Palmela propõe uma série de atividades dedicadas aos amantes do vinho e do turismo, com organização conjunta da Rede Europeia de Cidades do Vinho e Associação de Municípios Portugueses do Vinho em parceria com a Câmara Municipal de Palmela e a Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal.

Neste cartaz, o destaque vai para os fins de semana gastronómicos do Moscatel de Setúbal, que decorrem a 7, 8, 9 e 14, 15 e 16 de novembro. Durante estes dias, os estabelecimentos de restauração e bebidas confecionarão os seus acepipes com o famoso néctar. A esta iniciativa juntam-se concertos de música nas adegas, visitas e provas de vinhos, circuitos enoturísticos e celebrações do São Martinho.

O Posto de Turismo, no Castelo de Palmela, e a Casa Mãe da Rota de Vinhos não deixam passar a ocasião sem oferecerem um brinde com Moscatel acompanhado pela deliciosa fogaça.

Quem também se junta à festa é a Câmara Municipal de Sintra, aliando o património natural da vila com a tradição histórica da região de Colares. Assim, no domingo, os visitantes poderão desfrutar de Colares e Sintra Atlântico, passeio de elétrico que se inicia na Vila Alda – Casa do Elétrico, às 15h30, rumo à Adega Cooperativa Regional de Colares, onde decorrerá uma prova de vinho comentado. A atividade termina com o regresso à Vila Alda, também de elétrico.

Uma prova de vinho no ponto mais ocidental da Europa é a proposta de Colares ao Pôr-do-Sol, iniciativa que decorre às 17h00 no Posto de Turismo do Cabo da Roca.

A participação nas atividades é gratuita, mas sujeita a inscrição.

Texto de Alexandra Gil
Foto de Tânia fernandes

 

 

 

 

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.