Dia dos Namorados: São Valentim à Mesa – sugestões gastronómicas para um jantar a dois

serralves_28

O dia mais romântico do ano está à porta. O C&H deixa-lhe aqui algumas sugestões gastronómicas para um Dia dos Namorados muito especial celebrado à luz das velas.

Comecemos a Norte. No Porto, a Fundação Serralves propõe aos apreciadores da natureza e da arte contemporânea um passeio romântico nos extensos jardins da fundação com paragem na Casa de Chá. Lá, os apaixonados poderão desfrutar de dois menus especiais: o Menu Blanche e o Conde, com chá vermelho, panquecas de morango e chantilly e ainda uma sandwich coração por 14,00 euros por casal ou o Menu Sublime com ostras e mimosas por 25 euros. No consumo de um destes menus, a entrada no parque é gratuita. Para os enamorados que queiram um Dia dos Namorados prolongado, no Sábado, a fundação recebe um evento que apenas acontece duas vezes por ano: o Serralves ao Luar. A proposta é começar o serão com um jantar no Restaurante do Museu e acabar com um passeio noturno pelo parque. O preço é de 25 euros por pessoa.

loggiaNo Centro do país, a nossa sugestão vai para Coimbra, para o Loggia Restaurante – no Museu Machado de Castro, com vista para o Mondego e a emblemática universidade. Para esta noite o menu inclui Salada de Bacalhau, colorido de verduras, vinagreta dos namorados; creme de ervilhas com perfume de rosas e presunto; vazia de vitela, batata ponte nova, molho bearnês são os pratos que poderão ser degustados neste dia. Para sobremesa, suspiro recheado, creme de baunilha, molho de amoras e gelado de canela são algumas opções doces para terminar o jantar. O preço por pessoa é de 40 euros, sem bebidas incluídas, e de 47,50 euros com as bebidas.

zambeze_09Seguimos para Lisboa. No centro histórico da capital, entre o Largo do Caldas e o Castelo de S. Jorge, o Zambeze Restaurante propõe um jantar romântico com vista para a baixa lisboeta e o rio Tejo. O menu, à altura da ocasião, conta uma história de amor gastronómica: “Era uma vez” um amouse bouche acompanhado de sangria de espumante e frutos vermelhos. Segue-se “O Primeiro Olhar” sob a forma de uma requintada salada de camarão em tulipa crocante e folhado de cogumelos florestais. “O Primeiro Passo” dá-se com a chegada à mesa de uma tranche de robalo grelhada com risoto nero e corvina em caril de amendoim. A história continua com as “Borboletas na Barriga”, que propõe caril de frango com amêndoa, medalhão de vitela em massa folhada, legumes grelhados e chutney de tomate e gengibre. O capítulo fecha com a “Doce Eternidade” que apresenta, como sobremesa, leite creme com espetada de fruta, folhado de doce de ovos, mini crepe com doce de leite e amendoim e parfait de chocolate com morangos flambeado. A história de amor gastronómica custa entre 39 e 45 euros por pessoa.

rota_sedas10No Largo do Rato, os enamorados podem jantar num edifício repleto de história: o restaurante Rota das Sedes já foi a Real Fábrica das Sedas que funcionou até meados do século XIX no local. Supremo de robalo escalfado, puré de funcho e mini-vegetais glaceados; magret de pato com puré de laranja, crumble de cogumelos, redução de vinho do Porto e chocolate preto amargo são alguns dos pratos disponíveis no menu que sabe a paixão. Para sobremesa, tantin de pêra e gelado de canela ou mousse de chocolate branco com raspa de lima e biscoito de gengibre são as opções doces da casa.

12_01Ainda na Capital, o 12 Bistro propõe um jantar de São Valentim com vista sobre a cidade e o Tejo. O menu, criado especialmente para a ocasião, propõe pratos como coração de brandade de bacalhau e camarão com creme de abóbora; raviólis de robalo com creme de crustáceos e pétalas de rosa; presa de porco alentejano com dois purés e molho de pimenta preta, terminando com o sortido apaixonado just in love. O preço é de 59 euros por pessoa, as bebidas não estão incluídas.

vinho_colares-5Terminamos as nossas sugestões em Sintra – Capital do Romantismo. Aqui o Villa Joya Hotel Restaurant, no Tivoli Palácio de Seteais, serve magia à mesa. Para o dia mais romântico do ano, o restaurante preparou um menu especial para os apaixonados num cenário à altura. Fígado de Ganso com iogurte e violettes; carabineiro com couve-flor e tapioka; ostra com tupinanbo e salsa e bacalhau fresco como amêijoa e cereais, são alguns dos pratos de assinatura que compõem este luxuoso menu. Para a sobremesa estão reservadas verdadeiras delícias, onde a fusão de ingredientes dos vários cantos do mundo promete fazer magia. O menu tem o custo de 185 euros por pessoa.

Por  Sandra Mesquita
Fotos C&H

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.