Dia dos Namorados: Os Menus Mais Românticos

12_04Se  na  agenda  deste  fim-de-semana  só  tem  espaço  para  um  jantar,  escolha o sítio mais especial para proporcionar um momento verdadeiramente romântico à sua alma gémea. Os Chefes esforçaram-se por procurar os ingredientes mais afrodisíacos e combiná-los com toda a elegância nas propostas que lhe apresentamos!

O chefe Pedro Sequeira, responsável pelo Restaurante Astória, do InterContinental Porto, no Palácio das Cardosas, preparou um menu exclusivo para a noite de São Valentim, que combina sabores tradicionais e elementos surpresa com um toque afrodisíaco, ideais para despertar os sentidos. As boas vindas serão dadas com uma Tempura de sapateira com molho agridoce, seguido de Foie gras confitado em vinho do Porto, crumble de pistachio, geleia de manga e fava tonka. O prato de peixe sugere sabores italianos, com um Risotto de ostras com robalo de mar e ar de coentros e o prato de carne parte consiste num Naco de black angus com puré de aipo assado, cenoura vichy, boletos, molho de vinho tinto. “Sabores de tentação” é a surpresa do chefe para sobremesa. Este Menu especial, com suplemento de vinhos, custa  80 euros.

Para os enamorados que pretendem um registo descontraído, o Portobeer, no Porto Palácio, serve uma sangria de frutos vermelhos a acompanhar crocantes de pato com maçãs caramelizadas à chegada, antes de um menu composto por cocktail de gambas, mimos de vitela em redução de vinho do Porto e molho de manteiga branca com batata gratinada e glaciado de legumes, a casar com vinhos do Douro. À sobremesa, amor-perfeito de morangos e chocolate e café servido com doces de ovos servem de preâmbulo a uma declaração de amor (desde 58 euros por casal).

adlibJá o restaurante Madruga aposta num programa mais intimista, servindo rosas de salmão com molho de aneto e flute de espumante bruto, a antecipar uma degustação de tártaro de vieiras com espuma de mar e crocante de ervas sobre espargos selvagens, crocante de robalo em sinfonia de legumes e pimenta rosa e tornedó de novilho com molho de trufas negras, batata gratinada com queijo das ilhas e brick de espinafres, devidamente acompanhados por colheitas do Douro e da Região dos Vinhos Verdes (desde 95 euros por casal).

No topo do Porto Palácio, o VIP Lounge reserva uma proposta sedutora que começa com ostras servidas na própria casca e flute e espumante bruto, acompanhadas por uma vista de 360 graus sobre a cidade do Porto. Ao jantar, bombons de foie gras com pérolas de vinho do Porto sobre molho cumberlain e tostas de pão de tomilho, pregado com crosta de pinhões e ervas acompanhado de pequeno vol au vent de cogumelos campestres, a casar com uma selecção de vinhos do Douro das melhores colheitas. Para encerrar um momento ímpar, delícia de chocolate e café com molho de baunilha de Bourbon e café servido com gourmandises (desde 130 euros por casal).

Vintage Hotel lisboaSituada em pleno coração lisboeta, o programa de Dia dos Namorados do The Vintage House Lisboa apela ao aflorar dos sentidos. O jantar, com direito a menu completo e música ambiente, fica a 30 euros por pessoa.

Preparado pelo Chefe Vítor Cardoso inclui: Amouse Bouche: Vieira com maracujá acompanhado de Fiuza Rosé; Entrada: Creme de ervilhas com tártaro de ostras e coulis de beterraba acompanhado de Fiuza Rosé; Prato Principal: Secreto porco preto, puré de batata com cebolinho, legumes braseados e molho de vinho moscatel acompanhado de Fiuza Cabernet Sauvignon;  Sobremesa: Demi cuit de chocolate com molho de baunilha e gelado frutos vermelhos acompanhado de Carolans; Para Terminar: Café e Trufas de Chocolate com Carolans.

Restaurante ZambezePara o Dia de S. Valentim, o Zambeze Restaurante preparou uma ementa especial, que constitui uma homenagem aos aromas e aos sentidos, para ser degustada ao som do saxofone. Camarão tigre por Laurentina, peixes regados e puré de legumes, polvo e tamboril envolvidos em caril com arroz de coco ou medalhões de vitela enamorado com queijo Casa da Ínsua, chutney de frutos vermelhos, batata doce e estaladiço de legumes, ou magret de pato grelhado envolvido em molho de chacuti, com arroz de frutos secos e salteado de legumes são alguns dos pratos que constituem a ementa.Este menu especial tem um custo de 39 euros por pessoa (entrada, um prato de carne ou peixe e sobremesa) ou 45 euros por pessoa (entrada, um prato de carne, um prato de peixe e sobremesa) e inclui oferta de duas horas de estacionamento no parque.

12_01Entre  sabores  afrodisíacos  com  fusão  de  temperos  mediterrânicos,  o  Chef Patrick Lefeuvre elaborou um menu especial que vai tornar esta ocasião memorável, no restaurante Flor-de-Lis do Epic Sana de Lisboa, disponível por 60 euros por pessoa (bebidas incluídas).

Para o dia 14 de fevereiro, o Chef Daniel Schlaipfer do restaurante AdLib criou um menu único para degustar a dois. Na sala de tons quentes deste espaço do Sofitel Lisbon Liberdade, com vista para a mais movimentada Avenida da Capital, propõe-se um Brinde de Champagne e um Pout Pourri Afrodisíaco para começar, seguido por um Émincé de Hamachi com maçã, gengibre, wasabi e sopa e espuma de yuzu, assim como um Aveludado de dois pimentos com açafrão. O peixe marca presença à mesa com um Peixe Galo confitado, puré de alcachofras e emulsão de ostras. Depois de um corta-sabor de Sorbet de tangerina com jalapeño e Gin Mare, será servido um Supremo de pato, cebola crocante, gnocchi de ceps, espargos e jus de mel de lavanda. A sobremesa tem a sua componente romântica que dá pelo nome de Dois Amores. O preço do menu de São Valentim é de 100 euros por casal, sem bebidas incluídas.

Do outro lado da Avenida, também se janta!.  O NH Liberdade promete recebê-lo com um espumante de frutos vermelhos, seguido de uma entrada de queijo de cabra com broa de milho crocante, salada verde e groselha balsâmica ou ceviche com maracujá. Os sabores exóticos pretendem abrir o apetite para o desejo principal: medalhões de vitela com pimenta afrodisíaca da Índia, acompanhados com uma seleção premium de vinhos NH. O jantar culmina com uma delícia de chocolate coberta com gelado, uma especialidade do chef. O preço deste menu, por casal, é de por 65 euros. Requer reserva prévia.

Por Tânia Fernandes
Fotografias de Tânia Fernandes e António Silva

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.