Dia Do Pizzaiolo Assinalado Com Pizza Gratuita No Porto

Esta quarta-feira, 17 de janeiro, a cidade do Porto participa na celebração internacional do primeiro Dia do Pizzaiolo com a oferta de pizzas na Praça dos Leões.

Declarada pela UNESCO Património Cultural e Imaterial da Humanidade, a famosa pizza napolitana ganhou um dia próprio celebrado internacionalmente. O objetivo é homenagear a arte e os profissionais que, pelo mundo fora, produzem o emblemático prato da gastronomia italiana.

Em Portugal, o dia é assinalado na cidade do Porto com a oferta de pizzas, entre as 11h00 e as 20h00, a quem passar na Praça dos Leões, confeccionadas pelos pizzaiolos que constituem a atual Selecção Portuguesa de Pizzaiolos (que se sagrou campeã em 2016, no Mundial de Pizzaiolos, competição que todos os anos decorre em Nápoles). A tradicional música italiana servirá de banda sonora à celebração.

O evento é organizado pela Associazione Pizzaiuoli Napoletani em Portugal e pela ASCIP Dante Aligheri, entidade que se dedica à difusão da língua e cultura transalpina. Michele Mezzero, presidente da Associação de Pizzaiolos Napolitanos em Portugal, adianta que este evento “será o ponto de partida para começarmos a certificação das pizzarias que em Portugal cumprem com os requisitos para serem consideradas «Pizzaria com Arte Napolitana».

Para além da obrigatoriedade de serem confeccionadas em forno a lenha e da superior qualidade dos ingredientes que compõem a verdadeira pizza napolitana, há ainda todo um cerimonial centenário (remonta ao século XVI) como o espectacular manejo da massa acompanhado por canções, sorrisos, técnicas e espectáculos, muito importantes e que os pizzaiolos napolitanos assumem na totalidade” salientou Michele Mezzero.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.