Dia do Malbec celebrado no Las Brasitas

malbecReportagem de Tânia Fernandes e António Silva

A uva mais representativa da Argentina tem direito a dia próprio. O Dia Mundial do Malbec foi ontem comemorado no restaurante Las Brasitas, a convite da Embaixada da República da Argentina.

Foram apresentados vários vinhos para degustação, em resultado da utilização da casta Malbec. No geral, vinhos de cor intensa, com complexidade aromática, que fazem excelentes duetos com os pratos de carne.

De entrada foram servidas as tradicionais empanadas argentinas de carne, mollejas braseadas, duo de chouriço argentino e morcela e folhados de queijo de cabra com mel, entre outros. A suculenta carne argentina veio para a mesa nas propostas de brochetas mistas das pampas, olho de bife e bife de chouriço no pão com molho chimichurri. A refeição fechou com crepes de doce de leite e morangos ao natural.

O Dia Mundial do Malbec é celebrado a 17 de abril, assinalando a data em que, em 1853, o presidente Domingo Faustino Sarmiento cumpriu oficialmente a missão de transformar a indústria vitívinícola agrícola argentina, apresentando um projeto para a criação da Quinta Normal e de uma Escola de Agricultura. A uva Malbec, de origem francesa, foi adotada pela Argentina. Transplantada para as desconhecidas terras secas e montanhosas do oeste argentino, encontrou lá o seu novo habitat. Hoje a região produz alguns dos melhores vinhos do mundo. A celebração foi estabelecida em 2011 pela Wines of Argentina, a entidade responsável pela imagem do vinho argentino no mundo.

Há mais de 50 cidades no mundo, durante o mês de abril a celebrar o Dia Mundial do Malbec. Levante o copo e participe na festa!

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.