Dia Da Europa Celebrado No Porto Com Gaudeamos – Alegria Para A Europa De António Victorino d’Almeida

O Coliseu Porto Ageas assinala o Dia da Europa, que se celebra a 9 de maio, com o espetáculo Gaudeamus – Alegria para a Europa, da autoria do maestro António Victorino d’Almeida, «um ciclo de 30 canções originais + 1 especial, cantadas pela soprano portuense Ana Maria Pinto e interpretadas por uma orquestra de câmara de 14 elementos».

Gaudeamus resulta de uma parceria do Coliseu Porto Ageas com a CCDR-N, a Livraria Lello, a Irmandade dos Clérigos, a Reitoria da Universidade do Porto e o Turismo do Porto e Norte de Portugal e conta com uma composição de uma canção nova e especial para a Ucrânia, sendo que cada canção é um poema de cada um dos 27 países da União Europeia, mais a Inglaterra, a língua gaélica (Irlanda) e o dialeto flamengo (Bélgica). Para a canção em português foi escolhido um poema de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Sob o tema da “alegria”, esta é um concerto que transcende o conceito de obra musical já que congrega a poesia e a música, mas também um conceito filosófico-ideológico acerca de uma Europa irmanada em valores e em ideais, reafirmando, realçando, exaltando e valorizando as diferenças culturais, sociais e sociológicas dos povos e das nações que a constituem.

A autoria e direção de orquestra é da responsabilidade do maestro António Victorino d’ Almeida, e a parte vocal está entregue à soprano Ana Maria Pinto.

Orquestra: Bernardo Pinhal (piano), Paulo Jorge Ferreira (acordeão), Carmen Cardeal (harpa); Paula Carneiro (violino), Varoujan Bartikian (violoncelo), Ana Ferraz (flauta/flautim), Sofia Brito (oboé/corne inglês), Luís Gomes (clarinete/clarinete baixo), José Massarrão (saxofone), Carolina Alves (trompete), Pedro Silva (percussão).

O espetáculo está agendado para as 21h00 e o custo do bilhete é de 15 euros, e pode ser adquirido no local.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.