O Dia Mais Curto Assinala O Solstício De Inverno Em 34 Localidades

O ciclo de cinema O Dia Mais Curto arrancou no inicio do mês e culmina na próxima quarta-feira, dia 21 de dezembro, com sessões de curtas-metragens em vários pontos do país e nos mais variados locais de projeção.

Abrantes, Albufeira, Almada, Amadora, Amarante, Barcelos, Braga, Cascais, Castro Verde, Coimbra, Constância, Elvas, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Guimarães, Lajes do Pico, Leça da Palmeira, Leiria, Lisboa, Maia, Matosinhos, Oeiras, Ponta Delgada, Ponta do Sol, Porto, Sardoal, Setúbal, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia, Vila Real e Viseu vão receber uma seleção de curtas-metragens, nacionais e internacionais, para adultos e crianças, através dos quatro programas propostos pela Agência da Curta Metragem, de sessões especiais ou de programas associados ao evento.

Elaborada em colaboração com a rede europeia Short Circuit, a sessão “Europa em Curtas” apresenta um conjunto de filmes europeus recentes que se destacaram nos principais festivais internacionais de cinema. É uma viagem pela Europa através de sete curtas-metragens com temas tão diversos como a poesia e a dependência, ou tão importantes quanto conceito de fronteira.

O programa “Panorama Nacional” revela o melhor da produção portuguesa através das obras de jovens autores como Gabriel Abrantes, Simão Cayatte, Eduardo Brito e Ana Maria Gomes e das histórias que têm para contar. A pensar nas famílias, “Curtinhas em Dezembro” é uma proposta da Casa da Animação e inclui um conjunto de pequenas histórias repletas de aventura, peripécias e personagens únicas, mas também de reflexões sobre a solidão e o caminho certo a seguir. “Papel de Natal e Outras Histórias” celebra o espírito natalício através de pequenos contos para os mais novos sem esquecer a vertente pedagógica.

N’ O Dia Mais Curto as sessões terão lugar nos mais variados locais de projeção: para além das tradicionais nas salas de cinema, a iniciativa será assinalada em locais como o metro, na televisão, na internet ou em estabelecimentos comerciais. O Dia Mais Curto arrancou, inclusive, com três sessões de cinema invulgares dentro da piscina do Santana Hotel & SPA.

A Metro do Porto volta a associar-se à festa da curta-metragem exibindo, nas estações e carruagens com Metro TV, o filme “Nossa Senhora da Apresentação” de Abi Feijó, Alice Guimarães, Daniela Duarte, Laura Gonçalves. Na televisão, a iniciativa será assinalada com programas especiais nos Canais TVCine e Séries e no Cinemax RTP. Na Internet, a Agência da Curta Metragem disponibiliza cinco filmes portugueses para visualização online gratuita. Também a cadeia de lojas Fnac recebe O Dia Mais curto com diferentes sessões em 15 lojas em todo o país.

A Cinemateca Portuguesa e o Cineclube do Porto apresentam sessões especiais do evento, no dia 21 e 22 de dezembro respetivamente, com programas que destacam a produção nacional.

Todos os anos, por volta do dia 21 de dezembro, o hemisfério norte entra na estação mais fria devido ao Solstício de Inverno, naquele que é o dia mais curto do ano. Este fenómeno astronómico inspirou a criação da festa que celebra o cinema no formato curto: O Dia Mais Curto. A ideia, que nasceu em França, rapidamente alcançou uma dimensão internacional sendo, atualmente, celebrada em simultâneo em dezenas de países. Em Portugal, o evento é organizado pelo quarto ano consecutivo pela Agência da Curta Metragem e vai percorrer novamente o país de norte a sul.

Autor:Texto C&H
Artigo anteriorSugestões De Natal: Livros Para Praticar E Descobrir
Próximo artigoDeolinda Celebram 10 Anos Nos Coliseus

Leave a Reply