Vamos Desvendar O ENIGMA? Com A Byfurcação Teatro Em Belas

Por Elsa Furtado

É noite cerrada e o frio faz-se sentir intensamente, o cenário é uma Quinta desabitada, em Belas, onde o desafio chama-se ENIGMA e á a mais recente proposta da Byfurcação Teatro, na Quinta Nova da Assunção em Belas.

Esta é uma proposta diferente, que combina teatro imersivo e jogo, mistério e astúcia, onde o poder de observação, a sensibilidade e a cultura de cada um contam.

O desafio tem início marcado para as 21h30, todas as sextas e sábados, mas convém chegar um pouco mais cedo para fazer o registo e nos ambientarmos.

Cada sessão tem cerca de 120 minutos e conta com a participação de cinco equipas, com quatro a cinco elementos cada, para além de um guia. Cada equipa vai ter que enfrentar vários desafios e ultrapassar várias provas, pelo meio, há intervenções de vários atores, até chegar ao final, e resolver o Enigma.

Uma casa com História. Uma casa com muitas estórias lá dentro.
Mistérios que se escondem à espera que alguém os revele.
Ecos do passado misturam-se com visões do futuro. Atrás de cada porta, atrás de cada silêncio, uma pista. Em cada rosto, em cada olhar, em cada voz que nos sussurra uma revelação.
Seja rápido, seja hábil e, sobretudo, esteja atento. O inimigo esconde-se atrás de um sorriso. Estamos em grupo, mas todo o cuidado é pouco.
No final apenas um vencerá.
As portas estão abertas. Entre e Jogue connosco. Atreva-se a descobrir toda a verdade.

O resultado é uma noite diferente e emocionante, bem ao estilo a que a Byfurcação já nos habitou nos seus espectáculos de teatro imersivo, mas com muitas surpresas, e mais não podemos revelar.

O texto é de João Ascenso, com encenação da Criação Colectiva, e a interpretação está a cargo de João Ascenso, José Frutuoso, Patrícia Duarte, Paulo Cintrão e Ricardo Karitsis.

o jogo teatral Enigma é para maiores de 18 anos e pode ser jogado às sextas e sábados, às 21h30, até dia 24 de fevereiro, na Quinta Nova da Assunção em Belas, e as reservas podem ser efectuadas por telefone: 93 810 96 44, online, e outros locais habituais. A inscrição é de 30 euros por pessoa.

Todos os participantes terão direito a prémios de parceiros da Byfurcação, que variam entre experiências de SPA, jantares em alguns restaurantes e estadias em pousadas e hotéis e descontos vários. O prémio da finalíssima poderá atingir entre os 666€ ou os 3333€.

Os vencedores de cada sessão ficarão apurados para o grande Enigma final que decorrerá em fevereiro e onde estarão durante 4 horas, com um jantar servido na Quinta e nessas quatro horas decidirão o “futuro da Humanidade” com a resolução de provas.