Destaque da Semana: Detenção de Risco

A Dama de Ferro
Título Original: The Iron Lady
Género: Drama, Biografia
Realizador: Phyllida Lloyd
Intérpretes: Meryl Streep, Jim Broadbent, Olivia Colman, Roger Allam, Susan Brown, Nick Dunning, Nicholas Farrell,,Iain Glen, Richard E. Grant, Anthony Head, Harry Lloyd, Michael Maloney, Alexandra Roach, Pip Torrens, Julian Wadham, Angus Wright

Sinopse:

The Iron Lady conta-nos a cativante história de Margaret Thatcher, uma mulher que quebrou as barreiras de género e de classe para se fazer ouvida num mundo dominado pelos homens. A história tem a ver com o poder e o preço que se tem de pagar por ele, e é um retrato íntimo e surpreendente de uma mulher complexa e extraordinária.
Margaret Thatcher, a antiga Primeiro-Ministro, agora octogenária, está a tomar o pequeno-almoço na sua casa de Chester Square, em Londres. Apesar do seu marido, Denis, ter falecido há já alguns anos, a sua decisão de se ver livre finalmente do seu guarda-roupa desencadeou uma sucessão de memórias. Na realidade, quando ela se prepara para mais um dia, Denis aparece-lhe tão real como quando estava vivo – leal, adorável, travesso.
O staff de Margaret expressa a sua preocupação a Carol Thatcher sobre a aparente confusão da sua mãe entre passado e presente. A preocupação torna-se mais forte quando, num jantar que oferece essa noite, Margaret recebe bem os seus convidados mas é depois distraída pelas memórias do jantar em que conheceu Denis pela primeira vez, 60 anos antes.
Depois do jantar terminar, Margaret retira-se para o seu quarto, mas não consegue dormir. Levanta-se e põe-se a ver alguns filmes caseiros onde vê claramente os sacrifícios que fez na sua vida privada em proveito da sua carreira.
No dia a seguir ao jantar, Carol persuade a sua mãe a ir a um médico. Margaret mantém que não há nada de errado com ela. Mas não revela ao medico nada sobre as suas vívidas memórias dos momentos chave da sua vida que a estão a impedir de dormir.
De regresso a Chester Square, Margaret luta contra a crescente presença das suas memórias. Empacota todos os pertences de Denis e declara a sua independência – é claro que continuará a ter memórias mas também tem uma vida no presente – uma vida mais modesta que antes, mas mesmo assim uma vida que vale a pena viver.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.