À Descoberta Do Espaço No Planetário E Com A Ajuda Da Playmobil

Por Elsa Furtado (Texto e Fotos)

Se as crianças lá da casa são fãs do Espaço e de Astronomia, então até ao fim do mês ainda as pode levar a ver a exposição Espaço Misterioso – Playmobil no Planetário Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

A mostra, que inaugurou em setembro, tem sido um sucesso por isso viu a sua presença aqui prolongada pelo menos até ao fim de junho. Ela está instalada no primeiro piso do edifício do Planetário e é composta por 6 estações (vitrines) e umas mesas de jogos para as crianças brincarem.

A mostra começa por referir o surgimento da terra há cerca de 4 500 milhões de anos, quando o sistema solar se formou com oito planetas, muitos asteroides e cometas, e
todos ficaram a girar em órbitas à volta de uma estrela quente e brilhante: o Sol!, e que entre esses planetas estava a Terra.

A viagem começa com os Dinossauros, que podem ser observados na estação 1.

Muito tempo depois, há apenas 230 milhões de anos atrás, surgiram os dinossauros, os maiores animais que povoaram o nosso planeta. Mais tarde, extinguiram-se e a melhor explicação para isso deve-se à colisão
de um asteroide com a Terra que devido ao impacto criou nuvens de poeira imensa, que não deixaram passar a luz do sol durante muito tempo. As plantas que necessitavam fazer fotossíntese morreram, os dinossauros herbívoros ficaram sem ter o que comer e de seguida os dinossauros carnívoros também ficaram sem alimentos. Apenas sobreviveram os dinossauros da linhagem dos que já tinham dado origem aos primeiros pássaros.

A viagem continua em África, entre zebras, girafas e leões, na estação 2.

Entretanto, o tempo passou, passou, e surgiram na Terra, mais exatamente no continente Africano os primeiros hominídeos, nossos antepassados.
Dadas as condições de clima favorável em África, calor e humidade, muitas outras espécies de animais e plantas se desenvolveram. A espécie humanafoi-se espalhando pela Terra e começou a aventurar-se para o mar.

Entretanto avançamos para outras paragens. Na estação 3 encontramos um dos favoritos dos mais pequenos – “O Oceano e os Piratas”.

Passaram-se muitos anos mais. Desenvolveram-se barcos para pesca e transporte, e os navios foram sendo cada vez maiores e mais velozes.
Piratas fora da lei, fugidos no mar, pilhavam navios, caravelas e naus que transportavam riquezas, escravos e mercadorias das Índias, de África e da América do Sul, para os países da Europa e América do Norte.


Na estação 4 podem-se ver alguns elementos ligados ao Porto de Mar.

Nos dias de hoje, ainda existem piratas no mar, mas as Marinhas de cada país garantem a segurança e a ordem nas águas nacionais e nos portos marítimos e de mercadorias. Têm navios e tecnologia preparados para vigiar e enfrentar as ameaças, mesmo aquelas causadas por tempestades ou acidentes no mar.

Depois do mar, e finalmente na estação 5 chegamos ao Espaço.

Há pouco mais de 50 anos foi lançado para o espaço o SPUTNIK, o primeiro satélite! Desde aí, seres humanos já conseguiram pisar a Lua. Muitas missões espaciais têm explorado o nosso sistema solar graças ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia! Muitas coisas e objetos que temos hoje devem-se à exploração espacial, desde tratamentos médicos,
vigilância dos mares e da atmosfera, até fraldas absorventes para bebé ou fechos velcro, são exemplos disso.

E para encerrar a estação 6 e os Top Agents.

O que nos guarda o futuro? Habitaremos outro planeta? Viajaremos para lá do nosso sistema solar?

Uma forma divertida e lúdica de aprender sobre a evolução da terra e sobre o espaço. Depois de ver e brincar na exposição é possível assistir a uma das sessões para os mais pequenos da programação do Planetário.

Ao fim de semana é possível assistir ao filme O Mistério da Bola de Fogo ou A Zanga da Lua, dois filmes para maiores de 3 anos, com a duração de 30 minutos, sobre a formação da terra e o sistema solar. Para os maiores de 5 é possível Brincar ou Acampar Com As Estrelas, em fins de semana alternados, em sessões com 50 minutos. A programação completa pode ser vista aqui.

Os bilhetes para visitar o Planetário e respetivas sessões podem ser adquiridos no local, e custam para crianças entre os 4 e 12 anos 2,50 euros e para os adultos custam 5 euros, de terça a domingo, das 9h30 às 12h00, das 13h45 às 16H30 e aos sábados das 13h45 às 16h30. 

O acesso à exposição da Playmobil é livre.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.