Degustar Uma Vera Pizza Napolitana Em Lisboa Com Vista Para A História

Por Elsa Furtado (Texto e Fotos)

O sol e as mudanças em Lisboa junto ao rio convidam a um passeio, quer seja só para desfrutar o bom tempo, quer seja para ver as novidades, ou pura e simplesmente para passear, se está pelos lados do Campo das Cebolas, Santa Apolónia e gosta de pizza, então não deixe de fazer uma pausa no passeio e descobrir as pizzas da Pizzaria Bello Forno, um dos mais recentes estabelecimentos de restauração da zona.

Mas o que tem esta Pizzaria de tão diferente? Para começar o dono, um nepalês chamado Ranjan Ghimire, que chegou a Portugal em 2001, vindo da Alemanha. Depois de passar por restaurantes de outras pessoas começou a acalentar o sonho de ter o seu próprio espaço, e em 2008 finalmente conseguiu concretizá-lo com a abertura do Prima Pasta, e mais recentemente abriu o segundo – a Pizzaria Bello Forno, em 2018. O espaço não é muito grande, tem uma decoração simples, uma esplanada no exterior, virada para o Campo das Cebolas e tem como peça principal um forno a lenha, onde se cozem as pizzas.

A especialidade aqui, tal como o nome indica são as pizzas, mas não umas pizzas quaisquer – Pizzas Napolitanas, que Ranjan Ghimire aprendeu a fazer em Nápoles, no curso Verace Pizza Napoletana.

E foram os segredos e truques que aprendeu em Itália, que este nepalês aplica aqui, todos os dias, mais a sua equipa, à frente do cliente. Da vasta carta, destaca-se a Focaccia, a Calzone Frita – esta uma verdadeira surpresa, a Margarita DOP – só com ingredientes italianos e certificados, a Pizza Quattro Formaggi (sem tomate), a Salmone Affumicato DOP, Marinara, Bello Forno, Tropical, La Manzo, Quatro Stagioni, Chèvre, entre outras.

Se preferir pasttas, as opções também são variadas, desde o Gnocchi com Cognac, a Tagliatelle alla Boscaiola Cremosa, várias opções de Spaghetti, Rigatoni, ou então, pode sempre optar por um prato de peixe ou de carne. Para quem tiver muito apetite, recomenda-se que começa a refeição com uma Bruschetta ou uma Insalata.

Para terminar a refeição pode escolher um Tiramisú (se gosta desta sobremesa, mas não é muito fã do sabor a café, então tem que provar esta, o travo do café é muito suave, sobressaindo mais o chocolate); uma Panacotta ou um Gelato ao verdadeiro estilo italiano.

Os preços não são caros, uma pizza pode custar a partir de 6,99 euros (individual) e o pessoal é simpático e prestável. A garrafeira também oferece alguma variedade, entre vinhos nacionais (de gama média) e italianos.

Pizzaria Bello Forno – Rua da Alfândega, nº50 (Campo das Cebolas), 1100-585 Lisboa

Horário de Funcionamento:
Almoço: Terça a Domingo das 12h00 às 15h30
Jantar: Terça a Domingo das 18h30 às 23h00
Reservas: 21 886 3013

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.