De Tapa em Tapa pelo Coração da Invicta

Rota das Tapas_Porto_23.05.2014_Sandra Mesquita (14)Reportagem de Sandra Mesquita

Juntar um grupo de amigos e percorrer a cidade para desfrutar de bons petiscos, é esta a proposta da Rota de Tapas Estrella Damm que chega, este ano, pela primeira vez ao Porto.

É quase como um peddy-paper gastronómico pela cidade: de mapa na mão e curiosidade bem aguçada, os participantes são convidados a visitar os 16 estabelecimentos que integram o roteiro. A Casa do Carmo, Canelas de Coelho, Tapas Club Louge Bar, Máximo, Trinkas, Baixaria, La Scala, À Parte, Moonshine, Serrote Bar, Bom de Sal, Das Tripas Coração, Oli, Tasquinha dos Sabores, Café Lusitano e Real Feytoria são os pontos de passagem da rota portuense. Cada local oferece uma tapa criada especialmente para o momento e uma cerveja Estrella Dam a um peço fixo de 3 euros.

Os dois melhores petiscos da Rota de Tapas serão eleitos pelos consumidores, através do passaporte de participação que inclui um mapa da rota e está disponível nos estabelecimentos aderentes, e pela Escola de Hotelaria e Turismo do Porto. A espetada de carne de novilho marinada em ervas aromáticas e aguardente velha do Canelas de Coelho, a alheira com grelos em massa filó do Bom de Sal e o pão alemão com alface em juliana, salmão marinado em brandy e endro, molho de mostarda, alcaparras e raspa de lima do Café Lusitano são as apostas do C&H.

Em cada estabelecimento visitado ao longo do percurso gastronómico pela zona da baixa e da ribeira, os participantes ganham um carimbo no passaporte habilitando-se a ganhar uma viagem para duas pessoas a Barcelona, com refeição no conceituado restaurante Tickets, dos chefs Ferran Adrià, o chef internacional mais premiado e a referência de inovação do mundo das tapas, e Albert Adrià.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Rota de Tapas Estrella Damm é já um sucesso em Lisboa onde, neste momento, decorre a 3ª edição. Por lá, o itinerário das tapas é composto por 27 estabelecimentos: o Prego da Peixaria, Origami, El Tomate, Cone à Portuguesa, Tapas 52, Tapa Bucho, Beef & Burguer, Petiscos no Bairro, Ginginha do Duque, Panorâmico Sol, Bellalisa Rossio, Bellalisa Elevador, Chiado Terrasse, Gallassa Café, Equador, Remake, Mascote da Atalaia, Tapas 28, Storik, Meson Andaluz, Mercearia Tosca, Velha Gaiteira, Caso Sério, Duetos da Sé, Alfândega, Vinho Sem Princípio e Big Slice Baixa.

A primeira edição da iniciativa do Porto está a superar as espectativas e tem todos os ingredientes necessários para seguir o sucesso da capital. O conceito, importado de Espanha, revela-se uma oportunidade para degustar tapas de qualidade e conhecer vários espaços da cidade, desde os convencionais, aos mais alternativos que marcam pelo ambiente cosmopolita, a boa música e decoração arrojada.

A Rota de Tapas Estrella Damm termina a 8 de junho em ambas as cidades.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.